Dr. Fauci participou de uma ‘reunião secreta’ com cientistas sobre as origens do COVID-19 em fevereiro de 2020
O Dr. Anthony Fauci, conselheiro médico chefe do presidente Joe Biden, admitiu esta semana que uma reunião com cientistas proeminentes ocorreu em fevereiro passado para discutir as origens do surto de COVID-19 na China.
O Dr. Anthony Fauci, conselheiro médico chefe do presidente Joe Biden, admitiu esta semana que uma reunião com cientistas proeminentes ocorreu em fevereiro passado para discutir as origens do surto de COVID-19 na China.
Poucos dias depois dessa reunião, um cientista que anteriormente expressou preocupações de que o genoma do COVID-19 não era natural, reverteu completamente sua opinião, e qualquer sugestão de que o COVID-19 não surgiu naturalmente foi descartada como uma teoria da conspiração.
A notícia da reunião é particularmente notável porque a teoria de que o COVID-19 escapou do Instituto de Virologia de Wuhan ganhou força significativa nas últimas semanas. A teoria foi rejeitada anteriormente como uma teoria da conspiração, apesar da falta de evidências que refutassem a possibilidade.
De acordo com o USA Today, essa reunião, que ocorreu em 1º de fevereiro de 2020, “desempenhou um papel fundamental na definição das primeiras opiniões de vários cientistas importantes, cujos artigos publicados e declarações públicas contribuíram para o encerramento de discussões legítimas sobre se um laboratório em Wuhan, China, pode ter desencadeado a pandemia COVID-19. “
A chamada foi convocada depois que Kristian Andersen, um especialista em genômica de doenças infecciosas no prestigioso Scripps Research Translational Institute na Califórnia, disse a Fauci que estava preocupado com a possibilidade de COVID-19 ter sido artificialmente projetado.
“As características incomuns do vírus constituem uma parte realmente pequena do genoma (<0,1%), então é preciso olhar bem de perto todas as sequências para ver se algumas das características (potencialmente) parecem engenheiradas”, escreveu Andersen em um e-mail antes da teleconferência, acrescentando que ele e outros cientistas “todos acham o genoma inconsistente com as expectativas da teoria da evolução.”
O e-mail de Andersen foi um dos mais de 3.000 e-mails relacionados ao trabalho de Fauci obtidos pelo BuzzFeed News no início de junho.
Entre os participantes da chamada estavam Fauci, Andersen, o diretor do Wellcome Trust, Jeremy Farrar, o diretor do National Institutes of Health, Dr. Francis Collins, “além de vários outros especialistas internacionais em doenças infecciosas emergentes e virologia”, relatou o USA Today.
“Lembro-me muito bem”, contou Fauci em uma entrevista ao USA Today. “Decidimos na ligação que a situação realmente precisava ser analisada com cuidado.”
“Foi uma conversa muito produtiva, na qual alguns participantes sentiram que poderia ser um vírus projetado”, acrescentou Fauci sobre a reunião.
Após a reunião, o grupo decidiu que o Diretor-Geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesu, deveria ser incluído na conversa. O que veio do contato com a polêmica OMS não está claro.
O que aconteceu depois da reunião?
Apenas três dias depois, Andersen disse aos cientistas que “os dados mostram conclusivamente” que o COVID-19 não foi projetado, denunciando as sugestões de que o COVID-19 não surgiu naturalmente.
Os comentários de Andersen foram feitos como feedback para cientistas que estavam ajudando a informar o governo sobre o COVID-19.
“Lendo a carta, acho ótimo, mas me pergunto se precisamos ser mais firmes na questão da engenharia”, disse Andersen. “As principais teorias malucas que circulam no momento referem-se a este vírus sendo de alguma forma projetado com intenção, o que comprovadamente não é o caso. A engenharia pode significar muitas coisas e poderia ser feita por pesquisa básica ou por motivos nefastos, mas os dados mostram de forma conclusiva que nem foi feito … “
“Se um dos principais objetivos deste documento é contrariar essas teorias marginais, acho que é muito importante que o façamos fortemente e em linguagem simples (‘consistente com’ [evolução natural] é uma das minhas favoritas quando converso com cientistas, mas não quando se fala com o público – especialmente teóricos da conspiração) “, acrescentou.
Várias semanas depois, Andersen e outros cientistas divulgaram um relatório sobre as origens do COVID-19, explicando seu trabalho, “mostram claramente que o SARS-CoV-2 não é uma construção de laboratório ou um vírus propositadamente manipulado.”
Esse relatório, de acordo com o USA Today, foi “extremamente influente e está entre as principais razões pelas quais qualquer tipo de hipótese relacionada ao laboratório – envolvendo um vírus natural ou feito pelo homem – foi rejeitada por tantos por tanto tempo.”
As informações são do USAToday
https://www.contrafatos.com.br/dr-fauci-participou-de-uma-reuniao-secreta-com-cientistas-sobre-as-origens-do-covid-19-em-fevereiro-de-2020/
Nenhum comentário:
Postar um comentário