sábado, 28 de junho de 2014

América Latina

PIB da Argentina tem contração de 0,2% no 1º trimestre

Em relação ao último trimestre do ano passado, contração é de 0,8%; apesar do resultado ruim, bolsa argentina avançou 8%, refletindo pedido à Justiça dos EUA para suspender pagamento a fundos credores da dívida pública

Presidente argentina Cristina Kirchner faz primeiro pronunciamento após um mês sem aparições públicas, na Casa Rosada, em Buenos Aires
Argentina: PIB recuou no primeiro trimestre (Enrique Marcarian/Reuters)
O Produto Interno Bruto (PIB) da Argentina teve contração de 0,2% no primeiro trimestre de 2014 ante igual período do ano passado, de acordo com informações divulgadas nesta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatísticas e Censos do país (Indec). Na comparação com os três últimos meses de 2013, houve queda de 0,8%. 
Após o anúncio, o índice Merval, da Bolsa de Valores de Buenos Aires, se manteve em alta superior a 8%, revertendo as perdas registradas na semana. O mercado financeiro do país tem enfrentado turbulência em função da crise da dívida local, após a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos de determinar o pagamento aos chamados “fundos abutres”, que são credores que rejeitaram participar da reestruturação da dívida após a moratória de 2001. 

Apesar da contração do PIB, o humor de investidores melhorou nesta segunda-feira também após o anúncio do ministro de Economia, Axel Kicillof, de que o país apresentou ao juiz federal Thomas Griesa, dos Estados Unidos, um pedido de suspensão da decisão sobre o pagamento de 1,33 bilhão de dólares aos fundos, o que pode adiar o desembolso bilionário que a Argentina terá de fazer.
(Com agência Reuters)



link:

http://veja.abril.com.br/noticia/economia/pib-da-argentina-tem-contracao-de-02-no-1-trimestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário