sábado, 14 de janeiro de 2012

Fifa corrupção continuação....

Jornalistas se recusam a auxiliar projeto anti-corrupção da Fifa

Grupo que denunciou esquemas ilegais na entidade organizadora do futebol
mundial acredita que Blatter só está querendo se proteger com novo projeto

Por GLOBOESPORTE.COM Zurique



Quatro jornalistas especializados em investigar a corrupção da Fifa, Jens Weinreich, Andrew Jennings, Jean François Tanda e Thomas Kistner, recusaram um convite para cooperar com o novo Comitê Independente da entidade, que é comandado pelo suíço Mark Pieth. Em nota oficial, o grupo de profissionais lamentou que Joseph Blatter venha tentando contornar a crise sem admitir os problemas da associação.
Ao invés de aceitarem trabalhar com a Fifa, os jornalistas listaram 20 ações que a entidade poderia tomar se, realmente, quisessem se reformar e lutar contra a corrupção. Os quatro acreditam que Joseph Blatter só está liderando um processo de "limpeza" na Fifa para tentar proteger a si próprio das acusações de corrupção.
- É absurdo que o Blatter, que se beneficiou da explosão do escândalo de corrupção e que conseguiu se manter no cargo, esteja comandando um esquema de limpeza. Foi criado por ele e para proteger a si próprio. É risível a pretensão dele de criar tal movimento - afirma o comunicado, que ressalta ainda que todos recusaram participar de qualquer tipo de iniciativa paga pela Fifa.
Entre as ações sugeridas pelo grupo, uma dizia para Blatter publicar um estudo feito pela Zug Investigating Magistrate Thomas Hildbrand sobre um escândalo envolvendo a companhia de marketing ISL/ISMM, onde cerca de 100 milhões de dólares (R$ 190 milhões) teriam sido pagos como propina por executivos da Fifa.
Além disso, eles pedem também que os escândalos sobre as candidaturas da Rússia e do Qatar para as Copas de 2018 e 2022, respectivamente, sejam investigadas de maneira independente, devido às acusações de compras de votos na eleição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário