segunda-feira, 11 de junho de 2012

PSDB e PDC chileno assinam declaração conjunta de cooperação política e programática


Guerra avalia que a parceria será relevante para fazer ecoar os ideais e compromissos da legenda entre as nações latino-americanas

O presidente nacional do PSDB, deputado federal Sérgio Guerra (PE), e o presidente do Partido Democrata Cristão (PDC), do Chile, senador Ignacio Walker, assinam, nesta segunda-feira (11), declaração conjunta de cooperação política e programática no âmbito da América Latina.

Também conhecido como Democracia Cristã, o PDC, fundado em 1957, forma, juntamente com o Partido pela Democracia, o Partido Radical Social Democrata e o Partido Socialista, a chamada Concertación pela Democracia, que governa o país desde a redemocratização, em 1990.

“Consideramos fundamental essa ação conjunta com o PDC, um partido com tradição, respeitado em âmbito internacional por sua história de luta e comprometimento com as camadas mais necessitadas da sociedade, em especial pela comunhão de ideias e paradigmas”, comenta Sérgio Guerra.

O parlamentar avalia que a parceria será relevante para fazer ecoar os ideais e compromissos da legenda entre as nações latino-americanas. “Com isso, reforçamos princípios que o PSDB considera essenciais, como o desenvolvimento sustentável, o crescimento econômico de forma justa e equilibrada e a promoção dos direitos humanos e da democracia”, observa.

A declaração enfatiza a visão mútua do PSDB e do PDC em prol da valorização dos direitos humanos, da democracia, da promoção da justiça social, contribuindo para a inserção internacional da América Latina, promovendo uma ordem global mais justa, assegurando condições equânimes de comércio, investimento e distribuição dos benefícios decorrentes do crescimento econômico. Os partidos destacam ainda o compromisso na luta contra a pobreza e a favor da igualdade de oportunidades e da mobilidade social, com base no estabelecimento de políticas públicas e em uma economia social de mercado e competitiva.

O documento considera a educação como bem público, equitativa, plural, de qualidade e acessível, a qual deve ser objetivo principal no âmbito das políticas públicas. Por fim, reafirma a prioridade da integração latino-americana sobre as bases políticas e econômicas e de acordos de cooperação em consonância com a realidade do século XXI, baseada na democracia, no respeito mútuo, na solidariedade, na inclusão e na sustentabilidade.

A meta é que PSDB e PDC atuem em conjunto, coordenando pontos de vista e posições em fóruns internacionais, desenvolvendo programas comuns de formação política, especialmente voltados aos jovens, além de estudos sobre políticas públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário