segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Caiu o governo repressor da Ucrânica. A vez da Venezuela está chegando.

O povo na rua, sem máscara, valente, derrubou o regime ilegítimo da Ucrânia.



A CNN acaba de anunciar que a Rada Suprema (Parlamento) destituiu hoje o presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovich, por "abandono de suas funções constitucionais" e convocou eleições presidenciais antecipadas para o dia 25 de maio. A líder oposicionista Yulia Timoshenko, que estava presa desde 2011, foi solta. A vitória do povo na rua poderá influenciar o povo que está nas ruas para derrubar o governo ilegítimo da Venezuela. O governo que caiu é pró-russo e de esquerda. 

. Mais cedo,  durante entrevista ao canal de televisão UBR, Yanukovich disse que os eventos recentes no país são um golpe de Estado e anunciou que não renunciará "Os eventos que o nosso país e todo o mundo viram são um exemplo de golpe de Estado. Tentam me amedrontar para que apresente voluntariamente minha renúncia. Mas não tenho intenção de renunciar", disse.

. O líder ucraniano, que reconheceu ter deixado ontem à noite Kiev para ir para a cidade de Kharkiv, acrescentou que faz todo o possível "para que no país não haja um derramamento de sangue". 

. A Rada assumiu hoje a coordenação dos trabalhos do governo, nomeou um novo presidente da Câmara, designou um novo ministro do Interior interino e aprovou uma lei que permitirá a libertação da ex-primeira-ministra e líder opositora Yulia Tymoshenko.

. Segundo números oficiais, pelo menos 80 pessoas morreram nesta semana nos violentos distúrbios que explodiram na capital ucraniana após três meses de protestos antigovernamentais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário