segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Pronto-socorro03/02/2014 | 18h06

Servidores do Hospital Municipal São José, em Joinville, prometem paralisar atendimento em protesto à superlotação

Segundo o sindicato, havia 102 pacientes internados no PS nesta segunda.



Os servidores que atendem no pronto-socorro do Hospital Municipal São José de Joinville prometem parar as atividades por duas horas nesta terça-feira em protesto a superlotação e más condições de trabalho.

De acordo com o diretor do Sindicato dos Servidores Públicos, Tarcísio Tomazoni Júnior, a paralisação está prevista para acontecer entre 11h30 e 13h30, mas será reavaliada no momento do ato. Durante a manifestação que deve acontecer em frente ao PS, apenas 30% dos servidores devem permanecer fazendo o atendimento aos pacientes.

Segundo o sindicato, ao meio-dia desta segunda-feira, havia 102 pacientes internados, sendo que apenas 37 estavam bem acomodados nos leitos. Os outros 65 ocupavam corredores do PS e a sala de medicamento em macas. Uma das preocupações dos servidores é com a acomodação inadequada dos pacientes que passam calor nos corredores onde não há refrigeração.

Porém, o problema mais crítico seria o excesso de pacientes para que os técnicos de enfermagem possam prestar atendimento adequado. Cada um dos técnicos estaria atendo uma média de 13 pacientes.

— Como estão assumindo pacientes demais, eles tem medo de cometer erros — destacou Tarcísio.

O sindicato vai aguardar até amanhã, para avaliar as medidas de emergência que o hospital pretende tomar. Caso o problema não seja resolvido, pode haver novos movimentos nos próximos dias.
Contraponto
O Hospital Municipal São José comunicou que a superlotação acontece porque a unidade recebe pacientes de toda a região Norte e garantiu que está tentando minimizar o problema. Uma das alternativas será encaminhar pacientes estáveis para hospitais da região. Outra medida é suspensão de procedimentos cirúrgicos eletivos.
Confira a nota na íntegra
O Hospital Municipal São José informa que nos últimos dias o Pronto Socorro da unidade vem atendendo acima de sua capacidade devido ao grande fluxo de pacientes. Por atender não só Joinville, mas toda a região Norte do estado, o hospital recebe todo paciente em busca de assistência médica, mesmo aqueles que poderiam buscar atendimento nas unidades básicas de saúde ou PAs. Dessa forma, o grande número de internações acaba reprimindo o fluxo de leitos e procedimentos cirúrgicos.

A direção do hospital, em conjunto com os coordenadores de diversas especialidades médicas, está buscando alternativas para minimizar a superlotação, uma delas é a definição e encaminhamento de pacientes estáveis para hospitais de retaguarda.

Outra medida já adotada é a priorização de cirurgias oncológicas e de pacientes internados, suspendendo momentaneamente os procedimentos cirúrgicos eletivos.
Salienta-se ainda que, mesmo com o grande número de pacientes internados hoje no Pronto Socorro do Hospital São José, todos os cuidados necessários ao paciente são oferecidos pelo corpo de profissionais de saúde da unidade.



link:


http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/noticia/2014/02/servidores-do-hospital-municipal-sao-jose-em-joinville-prometem-paralisar-atendimento-em-protesto-a-superlotacao-4408474.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário