Pré-Escola Prejudica os Talentos Sociais e o Desenvolvimento Emocional das Crianças
Terry Vanderheyden
BERKELEY, Califórnia, EUA, 10 de novembro de 2005 (LifeSiteNews.com)
– A pré-escola tem um efeito negativo no desenvolvimento social e
emocional da criança, de acordo com um estudo de catorze mil crianças
americanas que estão na pré-escola.
A
pesquisa recente, feita pela Universidade da Califórnia em Berkeley e
pela Universidade de Stanford, constatou que os talentos sociais das
crianças brancas da classe média sofrem prejuízo — em termos de
cooperação, participação e obrigações na sala de aula — depois de
freqüentarem centros de pré-escola por mais de 6 horas diárias,
comparando com crianças semelhantes que permanecem com a mãe antes de
começarem a ir para a escola mais tarde.
“O
que mais surpreende é que são as crianças de famílias bem de vida que
sentem com mais força a supressão do desenvolvimento social e emocional,
que tem como causa as longas horas na pré-escola”, disse Bruce Fuller,
sociólogo e co-autor da pesquisa.
Em
média, o relatório descobriu que quanto mais cedo a criança freqüenta
uma pré-escola, mais lento se torna o ritmo de seu desenvolvimento
social. “Os resultados que obtivemos sobre a intensidade da freqüência à
pré-escola — medidos em horas por semana e meses por ano — são
preocupantes, embora sejam variados em diferentes tipos de famílias e
crianças”, o estudo declarou.
Uma
crescente lista de governadores de estado está fazendo grandes
investimentos para oferecer pré-escolas grátis (financiadas pelos nossos
impostos, é claro) para todas as crianças, ecoando as alegações de
ativistas que pregam que tal ação impulsionará a educação pré-escolar da
maioria das crianças.
Uma
proposta do governo liberal do Canadá de fornecer creches financiadas
pelo Estado para todas as crianças em idade pré-escolar indica que o
Canadá estabelecerá creches governamentais de tempo integral mais cedo —
aos três anos de idade — para “todas as crianças em todas as ocasiões”.
A parlamentar liberal canadense Maria Minna foi ao ponto de frisar que
os programas governamentais de “educação para crianças novas” são “muito
fundamentais para o desenvolvimento da criança”.
Um
Estudo Longitudinal de Harvard constatou que crianças de creche sofrem
significativas desvantagens mais tarde na vida pela incapacidade de
formar ligações psicológicas. Quanto mais nova a criança é colocada na
creche, pior é esse efeito.
Um
estudo publicado em 2001 observou que quanto mais horas as crianças
passam em creches, maior é a probabilidade de que se tornem agressivas,
desobedientes e rebeldes ao chegar à pré-escola.
A Rede Educacional Estrela da Manhã patrocina uma campanha nacional no Canadá chamada Considerando o Ministério da Educação Escolar no Lar,
que incentiva os pais a cuidarem de suas crianças novas e a lhes darem
educação pré-escolar em casa “Essas condutas sociais negativas que as
crianças estão exibindo estão ficando pior”, disse Denise Kanter,
assessora de pesquisa de Estrela da Manhã. “Em dezembro de 2003, a
revista Time relatou sobre as conseqüências dos problemas emocionais e sociais negativos entre as crianças novas. No relato da Time,
a pesquisa do grupo Parceria em favor das Crianças, que defende a
pré-escola, mostrou que 93 por cento das 39 escolas que responderam
afirmaram que as crianças que vão à pré-escola hoje “têm mais problemas
envolvendo condutas e emoções do que havia só cinco anos atrás”.
A
maioria das creches, que recebem bebês muito pequenos, revelou que
“incidentes de ira e raiva” aumentaram nos três anos passados. Time
também cita o líder da pesquisa explicando: “Estamos falando sobre
crianças — por exemplo, um menino de três anos — que pegará um garfo e o
usará contra a cabeça de outra criança. Estamos falando sobre uma
grande variedade de comportamentos explosivos, e é um problema que está
crescendo”.
Originalmente
postado no site LifeSiteNews.com sob o título Preschool Damages
Children’s Social Skills and Emotional Development.
LINK:
http://juliosevero.blogspot.com.br/2005/11/pr-escola-prejudica-os-talentos.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário