Brasil recebe mais dois aviões não tripulados para patrulhar fronteiras do País
Fabricadas em Israel, aeronaves custaram R$ 48 mi e serão montadas em base de Santa Maria.
A FAB (Força Aérea Brasileira) informou nesta segunda-feira (18) que comprou e recebeu mais dois VANTs (Veículos Aéreos Não-Tripulados), que serão usados para a vigilância das fronteiras brasileiras nas Operações Ágata e durante a Copa das Confederações deste ano. Os primeiros voos estão programados para março deste ano.
Fabricadas em Israel, as aeronaves custaram R$ 48 milhões ao governo brasileiro. Os equipamentos vieram no dia 30 de janeiro, em peças separadas dentro de contêineres, e estão sendo montados na base aérea da FAB em Santa Maria (RS).
Agora, o Brasil tem quatro unidades que fazem parte do Esquadrão Hórus — as outras duas unidades estão em operação desde 2011.
Os aviões que chegaram a Santa Maria são do mesmo modelo das anteriores, mas vêm com mais recursos tecnológicos, como câmeras diurnas e de infravermelho de melhor resolução e sistemas de comunicações aperfeiçoados. Também foi recebido um radar que permite fazer imagens mesmo entre as nuvens.
Histórico
As duas aeronaves não-tripuladas que já estavam com a FAB passaram a operar em 2010. Um ano depois, com a criação do Esquadrão Hórus, houve a estreia operacional durante as Operações Ágata.
Durante a Rio +20, em 2011, um VANT participou das ações de segurança. Nestas missões, estas aeronaves fazem imagens tanto de dia quanto de noite e transmitem as informações ao vivo para os Centros de Controle.
As quatro aeronaves não tripuladas são usadas também em treinamentos militares, simulando situações de conflito.
A operação desses aviões é feita por aviadores com experiência em aviões e helicópteros de combate que ficam em solo. Esses militares também têm conhecimentoss em missões militares e sabem todas as regras de controle do espaço aéreo.
Fonte: Anonymous 2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário