Santander, BB e Banrisul lideram ranking de reclamações contra bancos.
Do UOL, em São Paulo
O banco Santander lidera o ranking de reclamações registradas no Banco Central em março. O Santander foi, entre os maiores bancos do país, aquele que teve o maior número de queixas na comparação com o número de clientes.
O ranking considera instituições com mais de um milhão de clientes. Segundo os dados do Banco Central, o Santander tem 23.096.498 clientes no país. Em março, 734 queixas registradas contra o banco foram consideradas procedentes.
Para chegar ao índice que define o ranking, o BC divide o número de reclamações pelo número de clientes e multiplica por 100 mil. O índice do banco ficou, assim, em 3,17.
O Santander diz, em nota, que vem promovendo ações para melhorar o atendimento prestado aos consumidores.
Os bancos que aparecem nas posições seguintes são Banco do Brasil (índice 1,51), Banrisul (0,99), Itaú (0,98) e HSBC (0,71).
Entre os cinco primeiros colocados, o Banrisul é o que tem a menor quantidade de clientes (2.304.491, segundo o BC). Ainda assim, a instituição aparece na terceira posição, porque recebeu 23 queixas.
Os números se referem a reclamações que foram consideradas procedentes porque houve descumprimento de normas do próprio BC ou do Conselho Monetário Nacional (CMN).
Em março deste ano, também houve alta nas queixas com relação a fevereiro. Nesse caso, o aumento foi de 33%. Foram 2.356 reclamações em março, enquanto, em fevereiro, foram 1.777.
Na comparação com março de 2012, o crescimento do número de reclamações em março deste ano foi ainda maior, de 77%. O número passou de 1.328 para 2.356.
"O Santander reafirma seu comprometimento com o cliente e por isso continuará investindo intensamente no sentido de melhorar a satisfação dos consumidores", afirma a nota.
Também por meio de nota, o Banco do Brasil diz que todas as reclamações feitas contra o banco no Banco Central foram solucionadas.
"Além das soluções às situações apresentadas, as demandas procedentes ou improcedentes são insumos para a constante melhoria de produtos, serviços, processos e canais e vão ao encontro das diretrizes traçadas pela alta direção do Banco do Brasil na busca constante do atendimento excelência", diz a nota.
O Itaú diz que todas as reclamações são tratadas com atenção, visando a solução consensual junto ao consumidor.
"A posição do Itaú Unibanco no ranking demonstra que devemos continuar investindo nossos esforços para que o cliente possa solucionar, cada vez mais, suas demandas junto à própria instituição. Sabemos que o processo de aperfeiçoamento é contínuo e nossas ações de melhoria continuarão intensamente", diz a nota.
O HSBC informa, por meio da assessoria de imprensa, que sempre avalia os registros nos canais do banco, como SAC e ouvidoria, e usa esses levantamentos para aprimorar o atendimento aos consumidores.
O UOL não conseguiu contato com o Banrisul até a publicação desta reportagem.
O ranking considera instituições com mais de um milhão de clientes. Segundo os dados do Banco Central, o Santander tem 23.096.498 clientes no país. Em março, 734 queixas registradas contra o banco foram consideradas procedentes.
Para chegar ao índice que define o ranking, o BC divide o número de reclamações pelo número de clientes e multiplica por 100 mil. O índice do banco ficou, assim, em 3,17.
O Santander diz, em nota, que vem promovendo ações para melhorar o atendimento prestado aos consumidores.
Os bancos que aparecem nas posições seguintes são Banco do Brasil (índice 1,51), Banrisul (0,99), Itaú (0,98) e HSBC (0,71).
Entre os cinco primeiros colocados, o Banrisul é o que tem a menor quantidade de clientes (2.304.491, segundo o BC). Ainda assim, a instituição aparece na terceira posição, porque recebeu 23 queixas.
Reclamações crescem 57% no primeiro trimestre
De maneira geral, as reclamações contra bancos registradas no Banco Central cresceram 57% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2012. No total, foram 5.688 queixas, ante 3.619 do mesmo período do ano passado.Os números se referem a reclamações que foram consideradas procedentes porque houve descumprimento de normas do próprio BC ou do Conselho Monetário Nacional (CMN).
Em março deste ano, também houve alta nas queixas com relação a fevereiro. Nesse caso, o aumento foi de 33%. Foram 2.356 reclamações em março, enquanto, em fevereiro, foram 1.777.
Na comparação com março de 2012, o crescimento do número de reclamações em março deste ano foi ainda maior, de 77%. O número passou de 1.328 para 2.356.
Bancos dizem que estão aprimorando serviços
Em nota, o Santander diz que "a satisfação e a preferência do cliente são prioridades absolutas". O banco diz que está revendo seus processos, ofertas e atendimento, com o intuito de torná-los mais simples e ágeis."O Santander reafirma seu comprometimento com o cliente e por isso continuará investindo intensamente no sentido de melhorar a satisfação dos consumidores", afirma a nota.
Também por meio de nota, o Banco do Brasil diz que todas as reclamações feitas contra o banco no Banco Central foram solucionadas.
"Além das soluções às situações apresentadas, as demandas procedentes ou improcedentes são insumos para a constante melhoria de produtos, serviços, processos e canais e vão ao encontro das diretrizes traçadas pela alta direção do Banco do Brasil na busca constante do atendimento excelência", diz a nota.
O Itaú diz que todas as reclamações são tratadas com atenção, visando a solução consensual junto ao consumidor.
"A posição do Itaú Unibanco no ranking demonstra que devemos continuar investindo nossos esforços para que o cliente possa solucionar, cada vez mais, suas demandas junto à própria instituição. Sabemos que o processo de aperfeiçoamento é contínuo e nossas ações de melhoria continuarão intensamente", diz a nota.
O HSBC informa, por meio da assessoria de imprensa, que sempre avalia os registros nos canais do banco, como SAC e ouvidoria, e usa esses levantamentos para aprimorar o atendimento aos consumidores.
O UOL não conseguiu contato com o Banrisul até a publicação desta reportagem.
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