Rio "pacificado": Em dez dias, Rio teve 26 mortes em confrontos com a polícia
Com as duas mortes numa operação no Morro do Juramento, ontem de manhã, pelo menos 27 suspeitos morreram em confrontos com a polícia (os chamados autos de resistência) apenas em agosto. Desses casos, 26 foram registrados nos últimos dez dias. Um crescimento significativo e ainda em ascensão no segundo semestre. De julho para cá, foram confirmadas 76 mortes — média de 1,46 autos de resistência por dia. Para se ter uma ideia, no primeiro semestre do ano, o índice foi de 1,17 mortes.
Levantamento feito pelo EXTRA mostra que 11 dos 27 autos de resistência confirmados neste mês ocorreram em operações do Bope. As duas mortes no Juramento foram na área do 41 BPM (Irajá), a mais crítica do estado, com 37 autos só em julho, segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP).
Esse crescimento pode ter um impacto no bolso dos policiais: o número de autos de resistência faz parte do cálculo das metas dos batalhões. Quanto menor o índice, maior a chance de PMs e policiais civis da área serem premiados. A premiação, concedida a cada semestre, pode chegar a R$ 9 mil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário