quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Psol sem crédito na praça ou a praça não foi adaptada pra ele?

Eleições 2012: Justiça Eleitoral já barrou quase 300 candidatos no Rio. PSOL partido com mais registros indeferidos

.
Reprodução do O Globo On line.

RIO - Os juízes eleitorais já barraram 291 candidaturas de vereadores e duas de prefeito nos municípios do Estado do Rio. De acordo com informações presentes no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o PSOL é o partido com o maior número de registros indeferidos: 26 no total. Em seguida, estão PT e PTB, com 25 e 16 candidaturas rechaçadas, respectivamente.

Belford Roxo era, até a tarde de segunda-feira, a cidade com o maior número de registros indeferidos: 116 no total. Na lista, está o nome do candidato a prefeito Rafael Andrade (PSOL). Rosely Mendes (PP), que concorre em Cambuci, completa a relação de aspirantes a uma vaga no Executivo municipal que tiveram registro indeferido.
Campos dos Goytacazes é a segunda cidade com mais indeferimentos de candidaturas até o momento. São 20 no total. Esta semana, a corte do TRE-RJ deve voltar a analisar a liminar que suspendeu a cassação da prefeita de Campos, Rosinha Garotinho (PR), por abuso de poder econômico no pleito de 2008. O julgamento foi suspenso na última quinta-feira, por conta de um pedido de vista do desembargador Leonardo Antonelli. Se a corte derrubar a liminar, Rosinha perde o mandato e só poderá concorrer novamente em 2018. O relator do processo, desembargador Sérgio Schwaitzer, já votou pela absolvição da prefeita.
Nova Friburgo, Cambuci e São Francisco de Itabapoana tiveram 12 registros barrados até a tarde de segunda-feira. Mesmo com o indeferimento, os candidatos não estão impedidos de fazer campanha e pedir votos porque as decisões ainda são passíveis de recursos. No Rio, por enquanto, nenhum candidato foi rejeitado pela justiça.
Os juízes têm até o dia 5 dLinke agosto para analisar as informações dos políticos que disputam as eleições este ano, dizendo se eles estão aptos ou não a concorrer. Os candidatos barrados podem recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) até três dias depois de serem notificados e, se a Corte confirmar a decisão de primeira instância, eles podem recorrer ao TSE. Todos os recursos sobre pedido de registro deverão estar julgados pela Justiça Eleitoral até dia 23 de agosto.
Na última quarta-feira, o Ministério Público do Estado do Rio informou que pediu a impugnação de 1.174 candidatos a prefeito e a vereador nos 92 municípios do estado. Em 142 casos, os promotores tentam impedir as candidaturas com base na Lei da Ficha Limpa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário