Lula diz a chefes de favelas que polícia aumenta violência e quer redefinir papel da Segurança
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, neste sábado (12), que para a resolver a questão da insegurança é necessário redefinir o papel da polícia como força repressora do Estado. O petista participou de um encontro com líderes comunitários de favelas e organizações sociais no Rio de Janeiro.
Lula apontou as operações policiais comumente realizadas nas comunidades como propulsoras de mais violência.
“Muitas vezes, quando a polícia vai [às comunidades], ela não vai para resolver a violência. Ela vai para contribuir, levando a violência também”, disse o ex-presidente, que planeja ser o candidato do PT ao Palácio do Planalto em 2022.
“A gente vai resolver o problema da insegurança na hora que a gente resolver o papel do Estado brasileiro. Quando é que o Estado vai cumprir suas obrigações com a sociedade. E a polícia, entra como componente”, disse Lula.
“Antes da polícia, vem comida, vem emprego, vem cultura, vem saneamento básico, vem moradia, vem tudo que o povo tem direito. A polícia entra como componente para poder garantir a tranquilidade. Porque, se a sociedade estiver trabalhando, comendo, tendo acesso à cultura, criando seus filhos decentemente, a gente já diminui muito a violência neste país”, declarou o petista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário