quarta-feira, 27 de março de 2013

Garoto de 17 anos vende aplicativo para o Yahoo! por US$ 30 mi


DO "FINANCIAL TIMES"

Um prodígio londrino da computação está realizando os sonhos do Vale do Silício, com a venda de seu aplicativo para o Yahoo! por US$ 30 milhões.
O portal de internet, que colocou a tecnologia móvel em posição central em seu novo plano de recuperação, depois de anos de dificuldades, decidiu que era hora de recorrer ao adolescente britânico Nick D'Aloisio e ao aplicativo Summly, que resume notícias automaticamente para leitura nas pequenas telas dos celulares e aparelhos móveis.
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O acordo faz do autodidata D'Aloisio, 17, um milionário. Ele aprendeu sozinho a escrever software, quando tinha 12 anos, e passará a trabalhar no escritório do Yahoo em Londres, enquanto continua seus estudos.
D'Aloisio foi elogiado pela Apple quando do lançamento do Summly, classificado pela companhia como um dos melhores aplicativos para o iPhone em 2012. O programa foi baixado quase um milhão de vezes antes que fosse retirado da loja de aplicativos da Apple, depois do anúncio da transação.
"Nick é um pensador excepcional no que diz respeito a produtos", disse Adam Cahan, vice-presidente de produtos móveis e emergentes do Yahoo.
Suzanne Plunkett/Reuters
Nick D'Aloisio, que ficou milionário aos 17 anos
Nick D'Aloisio, que ficou milionário aos 17 anos

"Ele representa uma mudança de geração, em termos das coisas sobre as quais pensa, e do significado de uma cultura completamente móvel. A geração dele não é uma geração na qual os aparelhos móveis vêm primeiro; é uma geração na qual só existem aparelhos móveis. E esse é um ponto de vista diferente".
A Summly contava com capital investido pela Horizons Ventures, a divisão de capital para empreendimentos do conglomerado de Li Ka-shing, bilionário das telecomunicações de Hong Kong.
Nomes conhecidos da tecnologia e da mídia também investiram no empreendimento, entre os quais os atores Ashton Kutcher e Stephen Fry; Shakil Khan, criador do Spotify; e Mark Pincus, presidente-executivo da Zynga.
"Meu projeto com a Summly era levar a nossa tecnologia ao maior número possível de usuários", disse D'Aloisio, em referência às centenas de milhões de usuários do Yahoo.
"Dada a reputação do Yahoo como portal de conteúdo, temos uma oportunidade de mudar de maneira fundamental a maneira pela qual o conteúdo é consumido".
STANFORD
D'Aloisio também contou com assistência do Instituto de Pesquisa de Stanford, uma organização de pesquisa e desenvolvimento que também esteve envolvida na criação do sistema Siri de assistência por voz, para a Apple.
"A visão mais ampla quanto ao projeto e a tecnologia utilizada são ambas muito impressionantes", disse Cahan sobre as capacidades de aprendizado mecânico e processamento de linguagem natural do Summly.
Em um post anunciando a transação no blog da empresa, Cahan afirmou que, embora os aparelhos móveis estejam mudando nossa rotina cotidiana, "a maioria dos artigos e páginas da web foram formatados para navegação com ajuda de mouse. A capacidade de navegar por eles em um celular ou tablet pode representar um sério desafio, desejamos maneiras mais fáceis de identificar o que é importante para nós".
Summly tenta solucionar o problema por meio da criação de "instantâneos" de histórias, que permitem aos leitores navegar mais rápido do que se lessem a íntegra dos artigos. O aplicativo será fechado, mas a tecnologia de D'Aloisio será integrada aos aplicativos móveis do Yahoo.
Dois dos subordinados de D'Aloisio na Summly se transferirão à sede do Yahoo em Sunnyvale, Califórnia, mas por enquanto o criador do app está resistindo aos atrativos do Vale do Silício. "Tenho 17 anos. Quero ficar com a minha família e meus amigos, terminar a escola", ele disse. "Viverei em Londres pelo futuro previsível".
Suzanne Plunkett/Reuters
Nick D'Aloisio, 17, que vendeu o aplicativo Summly ao Yahoo por US$ 30 milhões
Nick D'Aloisio, 17, mostra o aplicativo Summly, que vendeu ao Yahoo por US$ 30 milhões

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