Site vende diplomas de universidades públicas e privadas por R$ 410; prática é ilegal.
Do UOL, em São Paulo
- ReproduçãoDiploma da UFF oferecido em site por R$ 410
Em seu site, a empresa EAD Center Diplomas e Certificados garante entregar em cinco dias "um diploma de nível superior, com total sigilo e segurança". Na lista, aparecem cursos de administração, engenharia, comunicação social e até mesmo de medicina, emitidos por mais de 400 universidades públicas e privadas.
Para facilitar, a empresa parcela o pagamento em duas vezes e promete enviar o diploma para a casa do interessado por Sedex.
Na página, a EAD Center afirma que os diplomas são validados pelo MEC (Ministério da Educação), com publicação no Diário Oficial da União. Segundo a assessoria do MEC, a pasta vai acionar o Ministério Público Federal e a Polícia Federal para investigar o caso.
Segundo o jornal "O Globo", a UFF (Universidade Federal Fluminense), uma das instituições que aparecem no site, teria tomado conhecimento há dois dias. Mensagens enviadas à ouvidoria da universidade perguntavam se a oferta era verdadeira e se a instituição concordava com a venda.
Federais
A procuradora da República Maria de Fátima Salles Teixeira, do TRF (Tribunal Regional Federal) afirmou ao jornal carioca que a venda do diploma é uma ação criminosa e que requisitará investigação do Ministério Público Federal e da delegacia especializada em crimes pela internet.O reitor da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), instituição também relacionada na página, disse ao jornal "O Globo" que não sabia da venda de diplomas falsificados e que tomará as medidas cabíveis.
Golpe
A página da empresa EAD Center Certificados e Diplomas não tem endereço ou número de telefone. A única forma de contato é o e-mail.A orientação é para que o comprador envie seus dados para a confecção do diploma e faça o depósito ou a transferência online da primeira parcela do pagamento.
No site Reclame Aqui, de reclamações de consumidores, há uma postagem do dia 3 de outubro em que um internauta alerta para o golpe. A pessoa afirma ter feito a compra e não ter recebido o produto. "Você deposita o dinheiro e desaparecem. Nem dão informações", alerta o consumidor.
Após resposta da empresa que dizia que o diploma estava nos correios, o internauta escreve no dia 8 de outubro que não tem número de rastreio da postagem e que continua sem receber.
Link:
http://educacao.uol.com.br/noticias/2012/10/10/site-vende-diplomas-universitarios-de-federais-por-r-410.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário