Presidente colombiano atribui a Chávez avanço no diálogo de paz com as FARC
Santos afirmou que melhor homenagem a colega venezuelano é chegar a acordo e "ver uma Colômbia em paz”
O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, em pronunciamento sobre a morte de Hugo Chávez
O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, foi um dos diversos líderes mundiais que lamentou a morte de Hugo Chávez, na tarde desta terça-feira (05/03), e atribuiu ao venezuelano a evolução no diálogo de paz com as FARC (Forças Armadas Revolucionadas da Colômbia).
“Se avançamos em um projeto sólido de paz com progressos claros e concretos, avanços como nunca tinham sido conseguidos com as FARC, é também graças à dedicação e compromisso de Chávez e do governo da Venezuela”, garantiu Santos.
Para o mandatário colombiano, “a melhor homenagem” a seu colega venezuelano é “realizar esse sonho que ele compartilhou com nós: chegar a um acordo para o fim do conflito e ver uma Colômbia em paz”, afirmou Santos.
O presidente do país fronteiriço com a Venezuela reconheceu divergências com a gestão de Chávez quanto à “visão econômica, nosso governo e nossa compreensão do progresso social”. O colombiano afirmou, no entanto, que desde os primeiros dias de seu mandato ambos os presidentes decidiram “deixar de lado as diferenças” para reestabelecer a relação bilateral entre os países.
“Renovamos vínculos diplomáticos, comerciais e iniciamos toda uma série de projetos em benefício de nossos povos”, esclareceu Santos, que também pediu que a transição presidencial na Venezuela seja “democrática, em paz e na tranquilidade”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário