segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015



Garoto espertão se ferra ao tentar fazer bomba em casa. Darwin riu!




Ser professor é uma bosta, mas professor de Química sofre duplamente. Primeiro porque todo mundo diz que odeia a sua disciplina (até um diretor de colégio falou isso pra mim!). O segundo sofrimento é ter que sempre ouvir besteiras sobre como fazer explosivos e drogas. Porque, né?, Química só serve pra isso. Então, você dá um esporro no moleque para protegê-lo de si mesmo, acaba indo parar na Coordenação, porque o educando traz uma bagagem ou outra besteira paulofreireana, e tem vontade de aprender.
Como aluno é sempre muito mais esperto que professor, um retardadinho resolveu que era esperto bagarai e foi fazer uma bomba de fumaça em casa. Dica: ele não era tão esperto quanto pensava.
O caso tomou lugar em Bauru, que não só produz sanduíche, como produz adolescente retardado (desculpem o pleonasmo). O espertão sabe como aprender Química: vídeo do YouTube, então resolveu fazer uma bomba de fumaça, misturando salitre, açúcar e bicarbonato, cozinhando a mistura numa panela.
Salitre é o nome comercial do nitrato de sódio impuro, NaNO3. É uma substância com 3 oxigênios, cujas ligações podem se romper facilmente, oxidando outras substâncias, quebrando suas moléculas. Já o açúcar, que assumiremos ser sacarose apenas, é uma molécula que tem muita energia acumulada em suas ligações, já que ela é cíclica. Bicarbonato é muito legal para fazer vulcãozinho com vinagre.
Então pense assim, você mistura uma substância com energia acumulada em suas moléculas com outra que ataca moléculas, produzindo moléculas mais simples, numa reação química exotérmica, isto é, que libera energia. Que tal? Junte a isso que você está aumentando o choque das moléculas, cedendo energia, sob a forma de calor. Essa energia será acumulada nas moléculas, para quando for liberada, toda essa energia ser liberada de uma vez. O que poderia dar errado?
O espertão de 13 anos saberia, caso tivesse prestado atenção nas aulas. Mas, HEY, e está na Internet é verdade. Resultado? KABUUUMMMMMM!!!!!!
Ele queria fazer uma bomba de fumaça, mas ganhou de presente foi queimaduras de 2º Grau, enquanto ele não saiu do 1º.
As funções reprodutivas parecem não ter sido afetadas, então ele não ganha Prêmio Darwin.
Alguém aprendeu alguma coisa? Não, claro que não. Provavelmente dirão que a culpa é dos professores porque não ensinaram ao pobre floquinho que ele não pode ficar fazendo essas experiências doidas encontradas pela Internet. Os pais? Ok, vou dar um desconto porque muitos pais trabalham fora e aborrecente fará merda de qualquer jeito. So espero que esse imbecilzinho tenha aprendido algo.
Mas eu não tenho tantas esperanças.

Fonte: G1




link:


http://ceticismo.net/2015/01/28/garoto-espertao-se-ferra-ao-tentar-fazer-bomba-em-casa-darwin-riu/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+Ceticismonet+%28Ceticismo.net%29

Nenhum comentário:

Postar um comentário