quinta-feira, 24 de outubro de 2013

A verdade não está lá fora,mas no Word!
Eu sempre disse que as pessoas não têm medidas das besteiras que falam. Os deslumbrados se emocionam com qualquer besteirol que aparece e defendem com unhas e dentes, como se aquilo fosse alguma verdade suprema. Aliado a isso, temos o pessoal que acredita em tudo, que aceita tudo e vê tudo acontecendo, menos o que realmente acontece e não acredita numa coisa simples e que parece não tem muito valor: a verdade. Hoje, eu tive mostras de como é inglória a batalha contra o obscurantismo e isso graças a um simples editor de texto.
Esta é a sua SEXTA INSANA!

Um grupo de alunos estava discutindo horrorizados. Me chamou a atenção e perguntei o que era. Eles "descobriram" que a Microsoft sabia do que ia acontecer no 11 de setembro. Ela até colocou uma mensagem escondida. Era Q33 NY. Ali estava a Verdade!
Eu quis saber o que estava de errado com 3 letras e 2 algarismos. Eles me mostraram o segredo, que só iniciados que frequentam Facebook sabem: Se escrever em maiúsculo, com fonte 72 (eles frisaram o tamanho da fonte), que apareceria. Eu pedi para me mostrarem. Eles escreveram (em fonte 72, não podia escrever com fonte 10 e aumentar depois) e…
Formataram com a fonte Wingdings. E o resultado foi:
Aviões acertam papel e judeus viram piratas?
Depois de ter feito o tão adequado facepalm, eu me senti obrigado a perguntar se eles estavam de sacanagem.
Não estavam.
Se você não entendeu, a fonte Wingdings é uma fonte que não usa letras. As letras são mostradas como figuras, imagens, desenhos cliparts. Entenderam? Pois bem, eu mostrei para eles como o Word mostra a tensão entre a Índia e o Paquistão. Basta digitar \AZB

Yogis pedem paz e muçulmanos dizem "aqui, ó".
Posso escrever qualquer "mensagem subliminar". Um dos alunos confessou que tem muito medo de mensagens subliminares, porque a Britney Spears… blábláblá… Xuxa satanista bláblábláblá.. há conspirações… blábláblá…
Eu não vou perder meu tempo explicando aqui que esta baboseira de Wingdings já aparecera nos tempos do Orkut. Não é isso que eu quero abordar. Eu pouco me importo com essa babaquice de Word e mensagens escondidas. A questão é o erro que todo sujeito amante de tequinolojia (para esse pessoal, a tecnologia apareceu quando, por geração espontânea, surgiu o primeiro PC com Windows XP). Disseram que com a Internet a Educação avançaria, as pessoas deixariam de ser preguiçosas e buscariam informações. Essas pessoas estariam com informações atualizadas,`conhecimento pleno de tudo o que acontece no mundo e com raciocínio mais dinâmico e fazendo cálculos mais rápidos.
A verdade é que as pessoas ficaram mais BURRAS!
Eu teria muito mais visitação se colocasse notícia sobre maquiagem ou sobre religião e como vivemos num mundo de segredos. Notícias sobre descobertas científicas? Quem quer saber dessa bosta? Cientistas são um bando de filhos da puta, quem sabe das coisas mesmo são um monte de aborrecentes anônimos que montam vídeos no Movie Maker, não importando o quão estúpido é aquilo, pois fatalmente alguém acreditará nele.
Todo ano eu posto uma notícia de araque no 1º de abril. Não há UM ANO em que alguém não tome as loucuras que eu escrevo como verdade. Já teve gente indo em comunidade no Orkut questionar que não podia ser verdade que Jesus cortou mesas milimetricamente perfeitas, e que tatus provaram que ele era um deus, mediante o livro dos Suricatas.
As crianças e adolescentes buscam TUDO na Internet (sacanagem, programa, jogos e vídeos piratas etc), mas por alguma obra e graça do Divino Administrador de Rede Celestial, eles nunca conseguem achar no Google matérias sobre os trabalhos que eu peço. Quando acham, gostam tanto do trabalho que mandam imprimir direto (com cabeçalho e rodapé nas bordas da página) e me entregam. Se bem que já tive um que cortou o cabeçalho e o rodapé com uma tesoura.
Eles são todos gamers e não conseguem fazer uma simples conta de divisão. Aonde foi o  raciocínio matemático, mesmo? Mas me dizem que o filho do cunhado do vizinho do sei lá das quantas é muito espertinho, pois já usa iPad. Até um gato usa, ora!
Se você, adorador da tequinolojia pela tequinolojia, insiste usar o argumento que a microinformática mudou o mundo, eu até concordo, mas não mudou muito o cenário educacional. Estamos com alunos com computadores, smartphones, tablets, notebooks, ultrabooks e Habacucs, que vivem trocando twits, SMS, e-mails etc. Eles acessam as mesmas redes sociais que astronautas, astrônomos e até presidentes. Podem ler artigos acadêmicos do outro lado do mundo, mas preferem ser… ISTO!
E enquanto eu dizia o quanto aquilo tudo era idiotice, chega uma professora maldita pedagoga e diz: "Ah, eu vi isso. Deu medo. O que será que esse pessoal esconde da gente, né?"
A verdade estava lá fora, mas o rolo compressor da ignorância a matou e só nos resta os brioches.

link:




Nenhum comentário:

Postar um comentário