domingo, 19 de outubro de 2014

17/10/2014
 às 17:31 \ Liberdade de Imprensa

Ainda há gente corajosa neste país! Ou: PT processa Guilherme Fiuza, agora quer acordo, mas jornalista não aceita

Fiuza, Andreazza e eu: não vem que não tem, PT!
Fiuza, Andreazza e eu: não vem que não tem, PT!
O PT, como todos sabem ou deveriam saber, adora intimidar jornalistas independentes. O autoritarismo está em seu DNA, e o partido não suporta críticas, pensamento independente. Quando Diogo Mainardi os incomodava com sua coluna da Veja, era alvo de dezenas ou até centenas de processos. Com isso, o partido impõe chateação, custo e tempo perdido àqueles que ousam criticá-lo.
Fizeram o mesmo com o jornalista Guilherme Fiuza. O PT moveu uma ação contra ele por danos morais pela crônica intitulada “Lula privatizou a si mesmo”. Agora, no entanto, o partido propõe uma audiência de conciliação com o autor. Por quê?
Essa iniciativa ocorre depois que o advogado de Fiuza apresentou uma petição ao juiz mostrando a já famosa “lista negra” de jornalistas divulgada pelo PT, de autoria do próprio vice-presidente do partido, que inclui o nome dele (e mais oito), como uma clara indicação de que o processo movido pelo partido faz parte de uma tentativa de intimidação.
O PT aparentemente quer sugerir sua boa fé no processo. O pedido inicial de indenização é de R$ 60 mil. Eis o comunicado do juiz (Processo N. 0173652-02.2013.8.19.0001):
Fiuza
Fiuza me disse que não tem acordo, que “vai pro pau”. É homem de coragem e independência, além de ter muita habilidade como escritor, e por isso tem meu total respeito e admiração. Vale destacar que nosso editor em comum, Carlos Andreazza, é outro homem de coragem, pois já sabia do processo em curso e mesmo assim decidiu incluir a crônica no livro Não é a mamãe, recém-lançado pela Record.
Como se pode ver, ainda há gente com coragem neste país! Gente que não se curva diante do poder, da tentativa de intimidação por parte daqueles que sonham em um dia transformar nosso país em uma nova Venezuela, para que escritores “enxeridos” não possam mais sair por aí criticando o governo…
Rodrigo Constantino

Nenhum comentário:

Postar um comentário