sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Diplomacia

Como retaliação a países que impuseram sanções, Putin limita importações

Decreto impõe restrições à compra de produtos alimentícios durante um ano

O presidente da Rússia, Vladimir Putin
O presidente da Rússia, Vladimir Putin (Aleksey Nikolskyi/Reuters/VEJA)
O presidente russo, Vladimir Putin, assinou um decreto limitando – em alguns casos proibindo – a importação de produtos agrícolas de países que tenham imposto sanções à Rússia. O decreto cita a necessidade de “proteger os interesses nacionais” como justificativa para a decisão, que deverá vigorar durante um ano.
Departamentos do governo foram instruídos a fazer uma lista dos produtos que serão submetidos às restrições. O documento não especifica quais países serão afetados pelas medidas. Os Estados Unidos e os membros da União Europeia impuseram recentemente sanções mais duras a setores da economia russa, em resposta ao apoio de Putin a grupos separatistas ucranianos. As novas sanções foram anunciadas depois da queda do avião da Malaysia Airlines, abatido por um míssil russo quando sobrevoava o leste da Ucrânia. Quase 300 pessoas morreram.
Segundo o Wall Street Journal, reguladores do governo russo concordaram em aumentar a importação de produtos agrícolas do Brasil, que silenciou sobre a culpa de Putin na derrubada do jato de passageiros. O Kremlin já proibiu a importação de produtos agrícolas de outros Estados no passado, mas normalmente com base em questões de saúde pública. Na última semana, o governo russo vetou a compra de maçã e outras frutas da Polônia sob este argumento, mas a decisão foi vista como uma retaliação velada ao apoio polonês ao governo ucraniano. Nas últimas semanas, também foram restringidas importações da Romênia, da Letônia e da Moldávia, sempre com base em argumentos da saúde pública.


link:

http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/como-retaliacao-a-paises-que-impuseram-sancoes-putin-limita-importacoes

Nenhum comentário:

Postar um comentário