sábado, 21 de dezembro de 2013

A mão que balança o berço

Vejam, na reportagem abaixo -- publicada no canal de notícias da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul em 10.12.2013 --, se não é a esquerda a mão que balança o berço da educação brasileira.

Professores debatem referenciais teóricos em trabalhos em grupos

Nesta terça-feira (10) os cerca de 500 professores da rede estadual que participam da formação pedagógica referente ao Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, na Capital, trabalham em grupos. No início da manhã, o assessor técnico da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Alejandro Jélvez, abordou três temas relacionados com seis autores. Esses temas serão discutidos pelos grupos de professores. Os debates acontecem até as 14h45, quando plenária reunirá os participantes da formação. Na quarta e quinta-feira, estarão em foco no encontro pedagógico as quatro áreas do conhecimento. A formação do Pacto Nacional encerra-se na sexta-feira (13), quando será discutido o tema da interdisciplinaridade e realizada a avaliação do encontro.
Os temas que estão em debate nesta terça-feira e os respectivos autores são os seguintes:
Augusto Comte – Positivismo – Positivismo e Estado, Ciência – Fragmentação dos saberes
Antonio Gramsci – Teoria Sóciocrítica – Politecnica, Omnilateralidade e Educação Integral
Michel Foucault – Pós-Estruturalismo – Saber/Poder, Constituição do sujeito, Filosofia das diferenças
Edgar Morin – Teoria da Complexidade – Diálogo entre os saberes, Interdisciplinaridade, Ciência com consciência
Boaventura de Sousa Santos – Epistemologias do sul – Um discurso sobre as ciências, Epistemologia do Sul, Por que pensar?
Paulo Freire – Mediação Social e Educação – Educação Bancária, Dialogicidade Educação e Transformação, Pesquisa sócioantropológica
Todos os textos serão disponibilizados no site da Seduc a partir do dia 17 de dezembro, na seção destinada ao Ensino Médio.

link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário