terça-feira, 10 de dezembro de 2013

 


Fidel Castro é mais rico que a rainha Elizabeth, segundo a Forbes




NOVA YORK, 5 mai (AFP) - O presidente Fidel Castro, com uma fortuna de 900 milhões de dólares, é o chefe de Estado não-monárquico mais rico do mundo, ficando à frente das rainhas da Inglaterra e da Holanda, segundo estimativas da revista americana Forbes difundida nesta sexta-feira. A lista dos dez chefes de Estado mais ricos do mundo é ocupada por oito reis e dois presidentes: Fidel, que ocupa o sétimo lugar, e o guineano Teodoro Obiang, que aparece em oitavo.

Lidera a lista o rei saudita Abdullah Bin Abdulaziz (21 bilhões de dólares), seguido pelo sultão de Brunei (20 bilhões) e vários monarcas de países do Golfo.

No final da lista estão a rainha Elizabeth da Inglaterra (500 milhões de dólares) e rainha Beatrix da Holanda (270 milhões), enquanto que Albert I de Mônaco ocupa o sexto lugar, com uma fortuna estimada em um bilhão de dólares.

"Fidel Castro, comandante desde 1959. Estimamos sua fortuna com base em seu poder econômico e uma rede de companhias estatais que incluem o Palácio das Convenções, um centro de convenções perto de Havana, Cimex, um consórcio varejista, e a Medicuba, que vende vacinas e outros produtos farmacêuticos", afirma a Forbes.

"Antigos funcionários cubanos que vivem nos Estados Unidos afirmam que Fidel, que viaja exclusivamente numa frota de Mercedes, fica com todos os lucros dessas companhias", acrescenta a revista, destacando que o presidente cubano insiste que "sua fortuna pessoal é zero".

A Forbes afirma ter sido "conservadora" na hora de calcular a fortuna de Fidel e não ter levado em conta os "rumores" sobre "contas bancárias na Suíça".

Quanto a Obiang, Forbes atribui um crescimento astronômico de sua fortuna à descoberta de petróleo, em 1995, na Guiné Equatorial e denuncia que "pouco dinheiro do petróleo beneficiou os cidadãos".

Sobre a rainha da Inglaterra, a revista diz não ter incluído o Palácio de Buckingham ou as jóias da Coroa entre suas posses pessoais porque estas "pertencem à nação e são apenas confiadas a seu cidadão".http://noticias.uol.com.br/ultnot/afp/2006/05/05/ult34u153848.jhtm
http://gracanopaisdasmaravilhas.blogspot.com.br/2013/12/fidel-castro-e-mais-rico-que-rainha.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário