segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Argentina: Cristina Kirchner descarta "qualquer candidatura para 2015"


Cristina Kirchner, em imagem divulgada pela presidência argentina (imagem de arquivo) Foto: Divulgação
Cristina Kirchner, em imagem divulgada pela presidência argentina (imagem de arquivo)
Foto: Divulgação


 

A presidente argentina, Cristina Kirchner, negou nesta quinta-feira existir qualquer possibilidade de se candidatar a qualquer cargo político assim que terminar seu segundo mandato, informou a agência oficial Télam. A presidente respondeu assim às declarações feitas ontem pelo deputado governista Carlos Kunkel, que afirmou que Cristina "continuará fazendo política e será candidata" ao término de seu segundo mandato.

"O que acontece é que Carlos gosta muito de mim", afirmou a líder do executivo argentino, antes de assinalar taxativamente: "não há nenhuma possibilidade de 'Cristina 2015' para nenhum cargo eletivo".


O governo argentino sofreu um revés este ano ao ser derrotado nos cinco principais distritos eleitorais do país nas eleições de 27 de outubro, apesar de continuar como a força mais votada no país. Embora o grupo de Cristina, Frente para a Vitória, tenha mantido uma ajustada maioria parlamentar, os resultados eleitorais enterraram o sonho kirchnerista de reformar a Constituição para habilitá-la a concorrer em 2015 por um terceiro mandato, já que a mudança da Carta Magna exige maioria especial.

Cristina Kirchner, de 60 anos, está neste momento aproveitando o recesso natalino junto de sua família em sua residência do Calafate, na província de Santa Cruz. Para a presidente, o final de 2013 foi marcado por uma neurocirugia para drenar um hematoma craniano que a deixou afastada da atividade política durante 40 dias entre outubro e novembro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário