domingo, 29 de dezembro de 2013

Oposição argentina critica governo por repetidas faltas de luz

criticou duramente neste sábado o governo de Cristina Kirchner pelas repetidas faltas de energia que afetam milhares de pessoas em Buenos Aires e em sua periferia em meio à pior onda de calor em 40 anos.
'Os cortes (de energia) são sinônimo de fracasso, de erros. O grande problema é que ninguém dá uma resposta', disse à rádio 'Mitre' o deputado opositor Sergio Massa.
O líder do Partido Renovador afirmou que a responsabilidade recai sobre o governo liderado por Cristina Kirchner, já que é o responsável por controlar as empresas elétricas.
'O (fato de) não dar resposta e não ter claro como se resolve o problema é o que gera no cidadão a sensação que o ignoram, minimizam e lhe faltam com o respeito', afirmou Massa.
A deputada opositora Elisa Carrió, uma das vozes mais críticas ao Executivo, antecipou hoje que processarão o governo e denunciou que o secretário de Energia, Daniel Camerón, estava de férias durante metade do 'caos energético' que a cidade vive.
Elisa responsabilizou o kirchnerismo por 'o fracasso da política energética', e pelo 'manejo corrupto dos subsídios energéticos'.
A vice-chefe do governo de Buenos Aires, María Eugenia Vidal, endossou as advertências feitas ontem pelo chefe de Gabinete, Jorge Capitanich, às companhias elétricas, que podem perder a concessão do serviço se os problemas persistirem.
Vidal disse que não recebeu nenhuma 'proposta concreta' para assumir a gestão dos serviços elétricos se eles fossem naturalizados, mas ressaltou que essa situação será discutida 'quando os cortes forem resolvidos'.
Desde o início da onda de calor que afeta o norte e centro da Argentina, há duas semanas, três pessoas morreram, duas na província de Santiago del Estero e outra em Salta, ambas no norte do país e milhares de pessoas tiveram que ser atendidas por transtornos relacionados às altas temperaturas.
Nos últimos dias, manifestantes fecharam ruas e estradas para exigir o restabelecimento da luz e da água potável, enquanto os comerciantes denunciaram prejuízos milionários.
O Serviço de Meteorologia Nacional da Argentina manteve hoje o alerta vermelho para Buenos Aires e sua área metropolitana e advertiu que a onda de calor se prolongará até o fim do ano, com temperatura máxima de 38 graus. EFE
Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados.


link:

http://noticias.br.msn.com/economia/story.aspx?cp-documentid=261610881
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário