sábado, 22 de dezembro de 2012

Barbosa fica PT da vida com bobagens ditas por Maia e deve mandar prender mensaleiros

Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Leia também o site Fique Alertawww.fiquealerta.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, comprovou que é mesmo um político sem noção republicana ou democrática. Na defesa dos parceiros mensaleiros, que podem ter a prisão decretada hoje pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Maia voltou a desafiar a Justiça. Admitiu ontem a hipótese absurda e fora da lei de dar abrigo aos parlamentares eventualmente presos. Maia insiste na tese errada de que eles têm imunidade parlamentar. Maia vai ganhar a Medalha da Ordem do Mérito Petralha.

A tese jurídica dele é uma gracinha. Joaquim Barbosa e demais ministros do STF devem estar morrendo de rir. Segundo Maia, como a Polícia Federal, em tese, não pode entrar no prédio do Congresso Nacional, o deputado que o Supremo mandar prender não vai para a cadeia. O criativo intérprete da Constituição prega que os companheiros mensaleiros com mandato só podem ser presos em flagrante delito ou quanto tiverem suas sentenças transitadas em julgado. Maia é tão arrogante e radicalóide que nem teme ser enquadrado em crime de prevaricação – por desrespeitar a lei e descumprir uma ordem da instância máxima do Judiciário.

Além de se autopromover – como fez ontem à noite aparecendo, de forma esdrúxula em cadeia nacional de rádio e televisão -, Maia parece apostar no caos institucional. Tanto que até debochou do decano do STF, Celso de Mello, com esta pérola: “Não acredito que nenhum ministro tenha a vontade de intimidar o presidente da Câmara com qualquer tipo de ameaça, até porque quem nomeia e cassa ministro do Supremo é o parlamento, o senado”. Com tais palavras, além de sem noção, Maia comprovou que é ignorante: Quem indica e nomeia o ministro do STF é o presidente da República. O Senado só pode não homologar o nome indicado ou afastá-lo.

Joaquim Barbosa ironizou as bobagens ditas pelo Maia – o Profeta do Fim do Mundo Petralha, com uma longa indagação: “ Condenar pessoas que tenham cometido crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, peculato, lavagem de dinheiro e tirar as consequencias desta condenação é ingerência no Legislativo? As pessoas são eleitas para o parlamento para gozar de privilégios que não são extensíveis ao cidadão comum? Inclusive privilégios de natureza penal, consistentes em atacar o patrimônio público, violar de maneira grave todo o sistema de normas do País? Será que a Constituição do Brasil confere tal privilégio a quem quer que seja?”

Barbosa foi claro em seu recado: “Ao Executivo cabe executar as leis votadas pelo parlamento. E ao Judiciário cabe julgar, inclusive as ações daqueles cidadãos eleitos para cargos legislativos”. Se o Profeta Maia não for tão ignorante quanto parece, espera-se que tente ao menos interpretar a mensagem de Barbosa. O certo é que a petralhada espera o começo do fim do mundinho deles para logo mais. Tanto que o consultor José Dirceu até adiou, provisoriamente, a viagem que faria a casa de sua mãe para os festejos natalinos...

Barbosa já avisou que sua decisão monocrática sobre a prisão imediata dos mensaleiros será tomada com base na justificativa do Procurador-Geral e não em uma alegada urgência. A Polícia Federal já tem agentes vigiando os passos dos condenados para que não ocorra nenhuma fuga dos mensaleiros. Caso seja determinada a prisão, os mandados serão expedidos e executados imediatamente. Os petralhas já preparam o panetone para a cadeia...
A decisão de Barbosa deve atingir José Dirceu; Delúbio Soares, João Paulo Cunha, Marcos Valério, Ramon Hollerbach, Cristiano Paz, Simone Vasconcelos, Kátia Rabello, José Roberto Salgado, Vinicius Samarane e Henrique Pizzolato – todos condenados à prisão em regime fechado. Mas pode valer também para outros 12 punidos com regime semi-aberto: Pedro Corrêa, Rogério Tolentino, José Genoíno, Pedro Henry, João Claudio Genu, Breno Fischberg, Valdemar Costa Neto, Jacinto Lamas, Carlos Rodrigues, Roberto Jefferson, Romeu Queiroz e Enivaldo Quadrado.

De toda forma, os mensaleiros terão uma Natal e um Ano Novo inesquecíveis...

PS – Como estamos de férias de mentirinha, na paradisíaca Praia das Pedrinhas, pode ser que tenhamos dificuldades para atualizar o site e autorizar a postagem dos comentários enviados. Por isso, pedimos a santa paciência dos leitores amigos e dos inimigos. Quaisquer reclamações mais sérias devem ser encaminhadas ao Papai Noel...

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva.

Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog e podcast Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.


© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 21 de Dezembro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário