sexta-feira, 21 de dezembro de 2012



Scheckter critica Alonso e elege Vettel e Hamilton como melhores na F1

À revista “Motorsport”, campeão de 1979 disse que perdeu respeito pelo espanhol após controversa passagem pela McLaren no fim dos anos 2000

21/12/2012


Fernando Alonso, Sebastian Vettel e Lewis Hamilton (Foto: LAT)Fernando Alonso, Sebastian Vettel e Lewis Hamilton (Foto: LAT)
Campeão mundial em 1979 pela Ferrari, o sul-africano Jody Scheckter escolheu Sebastian Vettel e Lewis Hamilton como os melhores pilotos da F1 na atualidade e preteriu Fernando Alonso da seleção por questões morais.
Em entrevista ao podcast da publicação inglesa “Motorsport”, o ex-piloto de 52 anos, que também correu por McLaren e Tyrrell, pensou em colocar Fernando Alonso na lista, mas disse ter perdido o respeito pelo espanhol após sua controversa passagem pelo time de Woking.
“O que ele fez na McLaren me desencorajou em relação a ele para o resto da vida. Neste ano, ele pilotou bem, não há dúvida disso. Ele tem feito um bom trabalho [na Ferrari], mas quando alguém faz algo como aquilo, você perde o respeito”, declarou.
Piloto júnior da McLaren em 1973, Scheckter se refere ao fato de Alonso ter se envolvido – embora não tenha sido punido pela FIA – no maior caso de espionagem na história da F1. À época, o espanhol foi um dos primeiros a receber Mike Coughlan, então projetista da McLaren, informações confidenciais sobre o carro da Ferrari. O episódio causou a exclusão da equipe de Woking do Mundial de Construtores em 2007.
Na contramão de Alonso, Scheckter descreveu Hamilton como um dos pilotos mais agressivos do grid e elogiou o inglês por sua campanha nos primeiros anos de F1. Como ponto negativo, o sul-africano ressaltou o excesso de erros “estúpidos” de Hamilton no ano passado.
“No primeiro ano e meio na temporada, [a atuação de Hamilton] foi brilhante. Quer dizer, ninguém chega e apresenta um tipo de performance daquela com tantas pequenas coisas dando errado. Foi incrível. Mas, no ano passado, ele não estava cometendo erros por ser muito agressivo. Ele estava apenas cometendo erros completamente estúpidos”, ironizou Scheckter.
“Descrevo-o como o melhor piloto no tráfego. Costumava descrever [Jenson] Button como o pior, mas ele ficou bom neste sentido agora. Mas Lewis, para mim, foi fantástico nos primeiros anos. Ele faz algumas manobras no tráfego e sempre se sai bem nisso, à exceção de 2011. Sou um fã dele.”
Tags:

Nenhum comentário:

Postar um comentário