terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Economist detona Mantega e chama Dilma de intrometida-chefe da economia que parece uma moribunda criatura

Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Leia também o site Fique Alertawww.fiquealerta.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

Nem Mensalão, nem Rosegate, nem outro grande escândalo ainda por vir para os lados da Petrobrás ou Eletrobrás. O que apavorou definitivamente a Presidenta Dilma Rousseff foi o recado dado ontem pela Oligarquia Financeira Transnacional, que controla os negócios brasileiros a partir de Londres, usando a prestigiada revista The Economist como porta-voz para recomendar a demissão da equipe econômica.

Escândalos nem sempre derrubam governos, mas crises econômicas e suas consequências sociais, sim – principalmente quando algum interesse dos controladores globalitários é contrariado e eles iniciam alguma conspiração na prática. A crítica à “intromissão excessiva do governo na economia”, na verdade, esconde alguma “intromissão” de Dilma & Cia em negócios de interesse da Oligarquia Financeira Transnacional e das grandes corporações que ela controla.

Dilma ser chamada pelos britânicos de “intrometida-chefe” em uma economia brasileira que parece “uma moribunda criatura” é um sinal evidente de que a Presidenta se transformou em uma marionete que caiu em desgraça com os controladores e que se transforma em séria candidata a substituição, na hora que for mais conveniente. Para isto, a detonação midiática de escândalos que surgem do nada ajuda a detonar a fantoche e os esquemas corruptos que ela herdou.

Não foi gratuita a provocação britânica de que, se fosse pragmática, Dilma “deveria demitir o senhor Mantega”. Basta uma lidinha no sintomático título de um dos ácidos textos dos ingleses da The Economist contra o governo para constatar que Dilma já é peça descartável: “Quebra de Confiança”. E o subtítulo da reportagem-editorial é ainda mais ameaçador: “Se quiser um segundo mandato, Dilma deveria arrumar uma nova equipe econômica”. Em “good portuguese”, Dilma terá de mandar para o saco Guido Mantega, seu ministro da Fazenda herdado de Luiz Inácio Lula da Silva. Detalhe: o verbo usado pelos ingleses para pedir a saída de Mantega é o “To Fire”: detonar, queimar...

Dilma já tinha recebido um recado personalizado do Poder Real Mundial, no começo de outubro. Um funcionário do governo Britânico teve com ela uma conversa reservadíssima – cujo teor só a agora “intrometida-chefe" poderia contar. Militares brasileiros asseguram que a pessoa que falou com Dilma trabalharia para o MI-6 – o famoso serviço secreto militar inglês imortalizado nos filmes de James Bond, o famoso agente 007. Como Dilma não leva jeito para “Bond Girl” é melhor ela se cuidar...

Detonação Geral

Três trechos do texto da The Economist deixam claro que Dilma está com seu filme queimado não só pela má gestão da economia brasileira – mas, principalmente, por contrariar algum interesse da Oligarquia Financeira que usa a revista como veículo para enviar recados ao mercado:

Apesar dos esforços oficiais cada vez mais frenéticos para estimular (a economia brasileira), a moribunda criatura cresceu apenas 0,6% no terceiro trimestre – metade do número previsto por Guido Mantega.”

A preocupação é de que a presidente seja, ela própria, uma intrometida-chefe. Ela insiste que é pragmática. Se for, deve demitir o senhor Mantega, cujas projeções otimistas demais perderam a confiança dos investidores e nomear uma nova equipe capaz de ganhar a confiança das empresas.”

Ainda mais do que Luiz Inácio Lula da Silva, a senhora Rousseff parece acreditar que o Estado deve dirigir as decisões do investimento privado. Tais micro-intervenções derrubam a confiança na política macroeconômica.”

O Direito de Negar

A reportagem da Agência Brasil, que é do governo, resolveu procurar o banco português Espírito Santo, para esclarecer a informação de que Rosemary Nóvoa de Noronha teria aproveitado uma das viagens com Lula para lá fazer um megadepósito de R$ 25 milhões de Euros.

O banco lusitano deu a seguinte resposta – muito comemorada e espalhada pela petralhada na internet:

O BES não tem registo de qualquer depósito realizado pela senhora mencionada na sua pergunta. Aliás, a referida senhora não é cliente do BES. O BES dispõe de um sistema de prevenção e detecção de branqueamento de capitais, equipado de ferramentas informáticas de última geração, que responde integral e eficazmente a todas as exigências da legislação em vigor em Portugal e dos normativos de referência internacional. Por maioria de razão, um depósito em numerário do montante referido, seria necessariamente detectado pelos sistemas de controlo instalados no BES”. (sic)

A Velhinha de Taubaté que acredite no texto, que tem até “erro de português”, com vírgula separando indevidamente o sujeito do predicado...



A medicina tem jeito para tudo...

De um dos mais experientes cirurgiões cardíacos do Brasil, muito gaiato, sugerindo como Lula pode usar a medicina para se livrar do Rosegate:

Ele tem um álibi perfeito. Se a coisa desandar, ele opera a laringe e não terá mais palavras para se explicar”.

Assim, como Lula alega sempre nunca saber de nada mesmo sobre tudo que acontece a sua volta, sem voz fica mais fácil não dar explicações.

Cassa ou Repassa?

Ontem, o ministro Joaquim Barbosa, presidente do STF, defendeu que os deputados percam o mandato quando for concluído o julgamento.

Para variar, o vice e revisor, Ricardo Lewandowski, discordou e pregou que o Supremo deve apenas enviar à Câmara dos Deputados um comunicado informando que os três foram condenados em processo criminal.

Como Gilmar Mendes, Celso de Mello, Luiz Fux e Marco Aurélio tendem a acompanhar Barbosa, Valdemar Costa Neto (PR-SP), Pedro Henry (PP-MT) e João Paulo Cunha (PT-SP) são sérios candidatos a perder o emprego.

Outras definições

Relator e revisor concordaram com a perda do mandato de José Borba, ex-deputado do PMDB e hoje prefeito de Jandaia do Sul (PR), independentemente de declaração do legislativo local.

Polêmica também será a decisão sobre o ilustre cardeal petista José Genoíno.

O STF deve desautorizar a posse do condenado na vaga de suplente de deputado federal.

Santander na mira

As 415 demissões sem justa causa não homologadas pelo Santander estão suspensas.

O banco deverá pagar multa diária de R$ 100 mil se não cumprir a ordem.

Quem decidou, por liminar, foi a desembargadora Rilma Aparecida Hemetério, do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região

A sentença foi promulgada em audiência de conciliação entre o banco e o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.

Retrato do Brasil

Tomara que tenha sido algum produto de um “Jornalismo-mentira”, no melhor estilo Casseta & Planeta – programa extinto da grade da Rede Globo porque sacaneava muito a nossa ridícula conjuntura o o governo mais ridículo ainda.

Mas a reportagem abaixo, que já está no YouTube e foi vista por milhões de pessoas, é um retrato perfeito de um País em que vigora a mais absurda inversão de valores, ao ponto de os bandidos reivindicarem ética e honestidade.



Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva.

Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog e podcast Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 7 de Dezembro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário