domingo, 2 de dezembro de 2012

Pobreza cai, mas ainda atinge quase 30% da população na América Latina

Atualizado em  27 de novembro, 2012 - 17:19 (Brasília) 19:19 GMT
Fonte: BBC Brasil 2012
Em relatório publicado nesta terça-feira, a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) concluiu que a pobreza na região continua caindo. São 167 milhões de pessoas em situação de pobreza - um milhão a menos do que em 2011.
Esse número representa 28,8% da população da América Latina, segundo o relatório Panorama Social da América Latina 2012.
Já o número de pessoas em extrema pobreza ou indigência deve se manter estável em 2012. De acordo com o estudo, 168 milhões de latino-americanos se encontravam abaixo da linha de pobreza em 2011, ou seja, 29,4% da população.
O Cepal concluiu ainda que a pobreza na região seguirá sua tendência de queda, mas isso ocorrerá em um ritmo menor do que o observado nos últimos anos.
Como em anos anteriores, o aumento da renda do trabalho em domicílios pobres foi o fator mais determinante na redução da pobreza. As
transferências (tanto públicas como privadas) e o resto da rendacontribuíram para esta queda, mas em menor grau.
"As atuais taxas de pobreza e indigência são as mais baixas observadas nas últimas três décadas, o que é uma boa notícia, embora estejamos diante de níveis inaceitáveis em muitos países. O desafio é gerar empregos de qualidade no marco de um modelo de desenvolvimento orientado para a
igualdade e para a sustentabilidade ambiental", disse a secretária-executiva da CEPAL, Alicia Bárcena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário