sexta-feira, 19 de abril de 2013


Denúncia de investidor pode levar MPF e CVM a investigar Mantega por crime de informação privilegiada.


Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Leia também o site Fique Alertawww.fiquealerta.net
Por Jorge Serrão
serrao@alertatotal.net

Exclusivo - O Ministério Público Federal e a Comissão de Valores Mobiliários podem ser acionados para investigar uma forte evidência de crime de informação privilegiada no mercado de DI Futuro – no qual investidores aplicam na taxa média das operações interbancárias de empréstimo por um dia, apuradas pela CETIP (Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos).

Essa é mais uma ameaça que paira diretamente sobre a cabeça do ministro fictício da Fazenda, Guido Mantega, que obedece aos comandos de Antonio Palocci Filho, que por sua vez age em nome de Luiz Inácio Lula da Silva, o Presidente virtual e parelelo do Brasil.  Na véspera de mais uma subida de juros, com a taxa Selic, para tentar segurar a inflação, Mantega não poderia ter notícia mais assustadora. Investidores querem, literalmente, derreter Mantega.

O MPF e a CVM têm obrigação de apurar se, de fato, houve transgressão da Lei 10.303/2001, do CAPÍTULO VII, que versa sobre os crimes contra o mercado de capitais. O Art. 27-D, do referido capítulo e lei, reza que: “Utilizar informação relevante ainda não divulgada ao mercado, de que tenha conhecimento e da qual deva manter sigilo, capaz de propiciar, para si ou para outrem, vantagem indevida, mediante negociação, em nome próprio ou de terceiro, com valores mobiliários, constitui um crime, e a Pena é a reclusão, de 1 (um) a 5 (cinco) anos, e multa de até 3 (três) vezes o montante da vantagem ilícita obtida.

Uma raposa do mercado financeiro fez uma denúncia gravíssima ao Alerta Total. “Na sexta-feira, dia 12/04/2013 presenciamos o que pode ter sido a maior manipulação do mercado de DI Futuro que temos conhecimento. De acordo com o que foi apurado pelas mesas de operações de várias corretoras de valores, tesourarias, e de fundos de investimento, a empresa JBS Friboi teria zerado sua gigantesca posição vendida no DI Futuro com vencimento Janeiro de 2014 (em que apostava na manutenção da SELIC), bem como de opções de IDI do mesmo vencimento, antes que o Ministro da Fazenda Guido Mantega apertasse o tom de seu discurso sobre inflação no seminário Rumos da Economia - Nosso Modelo de Crescimento".

Evidências a serem investigadas

O investidor cita vários fatos que podem ser facilmente apurados por qualquer um:

- O número de contratos em aberto por parte de pessoa jurídica não financeira, no DI, é uma informação aberta ao público, divulgado em base diária pela BM&FBovespa. Era sabido do mercado que isso totalizava uns 280mil contratos até o dia 12/04/2013.

- Às 11h20min, apenas duas corretoras de valores começaram a comprar o DI Janeiro de 2014 de forma vigorosa, levando este DI de 7,96% até 8,01%, num total de cerca de 280mil contratos, até as 11h34min.

- O ministro Guido Mantega começou a falar no seminário Rumos da Economia – Nosso Modelo de Crescimento após as 11h24min, portanto após o movimento no DI Futuro Janeiro de 2014, ter começado, quando foi anunciado pela mídia especializada (leia-se Bloomberg e Agência Estado).

- O Ministro Guido Mantega começou a falar sobre inflação neste seminário apenas às 12h01min. Até esse horário, estas duas corretoras já haviam comprado cerca de 650mil contratos de DI Janeiro 2014. Nesse horário, o DI Janeiro de 2014 já valia 8,03%, e até então Mantega havia falado apenas sobre assuntos diversos e de forma branda.

- A partir desse ponto, quando o discurso sobre inflação começou e o Ministro “engrossou o tom”, o mercado entrou em um "stop loss" significativo, que levou a um total negociado apenas de DI Janeiro de 2014 no dia de 1,8 milhão de contratos.

- A título de nota e para que se tenha noção das proporções envolvidas neste movimento de mercado, neste dia foram negociados 4.976.939 contratos no mercado de DI Futuro, o que  equivale a um notional financeiro de 408.176.445.384 reais a valor presente, um recorde histórico e que representa 1/4 do tamanho total da industria de fundos inteira do Brasil.

Sem nome aos Bois

O investidor reclama que parte muito pequena da mídia especializada de fato começou a abordar o assunto, porém sem dar “nomes aos bois”.

Mas uma visitinha ao site do evento Rumos da Economia - Nosso Modelo de Crescimento, pode ser bem reveladora:


Na parte inferior, pode-se ver qual o logotipo que aparece na região central.

Na foto abaixo, pode-se comprovar no painel, atrás do ministro, que de fato o logotipo do patrocinador do evento também aparece.



O Caso Vale

A raposa do mercado financeiro chama atenção para um segundo fato atípico que marcou o pregão de sexta-feira passada.

A movimentação nas ações e opções da VALE5 minutos antes das ABSURDAS declarações feitas pelo Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, somente à TV Bloomberg ás 16h15m, ao prometer que o governo não cobrará participação especial sobre mineração.

A reação das ações foi tão violenta que elas entraram em leilão (estado de um ativo quando acontecem movimentações de mais de 2% em uma única ordem, uma regra determinada pela própria Bovespa para assegurar a estabilidade e a solvência do sistema).

A opção valed33 (vencimento em Abril, com “strike R$ 33,00) que chegou a ser negociada a 1 centavo passou a valer 0.38 na máxima do dia, uma variação de incríveis 3700%.

Conto do Pré-sal

O gráfico abaixo ilustra o comportamento das ações preferenciais da VALE e suas oscilações bruscas e significativas em espaço de tempo de segundos, após declarações do Ministro Edison Lobão em mídia não-aberta.



A raposa do mercado financeiro se remete ao que aconteceu na época da megacapitalização da Petrobrás, logo depois que Luiz Inácio Lula da Silva proclamou, ao mundo inteiro, o conto do pré-sal:

O curioso é que estas declarações de Lobão, da mesma maneira como ocorreram quando foram anunciadas descobertas do pré-sal em 2007 pela Petrobras, foram feitas as vésperas do vencimento de opções, onde seguramente milhões e milhões de reais trocaram de mãos neste nosso mercado de soma zero. Me pergunto qual grupo terá sido o grande beneficiado”.

Cabe ao MPF e à CVM dar uma resposta à indagação da raposa do mercado financeiro que apresentou tais evidências ao Alerta Total.

Novas revelações sobre lavagem de grana

Da nossa atenta leitora portuguesa Maria Detouteville, informações sobre a grana de corrupção que nossos políticos levam para a Europa e fazem lavagem descarada de dinheiro:

Em Paris, o dinheiro só pode ser colocado em cofres, não em contas. Já há cada vez menos dinheiro no mercado, porque os bilhetes dormem em cofres. Enquanto os dirigentes Latinos Americanos, estao a tirarem o dinheiro dos seus paises e pô-lo a dormir em cofres, certos dirigentes e grandes empresarios Europeus adoptaram outra pratica mais lucrativa, que é de entrar no Qatary Funds. E os tais fundos são investidos em empresas como Total, hoteis de luxos, grandes marcas de confecçao, em clubs de footbol, etc etc”.

Maria Detouteville destaca que “os europeus hoje já não colocam dinheiro naqueles paraisos fiscais que eram Suiça, Luxemburgo, Monaco, Austria, Ilhas Coock e Caiman, porque eles sabem que dentro de pouco tudo vai ser revelado a luz do dia”.

Novo paraíso

Maria revela que o novo paraíso fiscal é o Qatar:

E não aparecerá lá nome de ninguém, só são números, ou nomes fictícios, o que faz que dificilmente se pode investigar”.

Não deve ter sido à toa que o presidente francês Nicolas Sarkozy beneficiou o Qatar de exoneração de taxas em todos seus investimentos na França.

Regime francês

Maria Detouteville frisa que, na França, os bancos são totalmente livres e independentes do Estado:

O Estado só intervém perante a um banco, só quando este está na falência, então o Estado, injecta dinheiro, recapitalizando-o. Isto é para que os clientes não percam do seu dinheiro. Mas a partir do momento que o banco recobrar o seu equilíbrio, o Estado se retira, tomando de volta o seu dinheiro investido, e com juros”.

A França acaba de votar uma lei de moralidade na vida politica, e desde ontem, todos membros e ministros, divulgaram a totalidade de seu patrimônio mobiliário e imobiliário.

Massa da corrupção

Um atento leitor do Alerta Total mandou um interessante comentário sobre a massa envolvida no transporte dos Euros da corrupção, com base na pesquisa de dados no Banco Central Europeu:

O peso de um bloco de 100 notas novas de 500 Euros com a cinta é de 115 gramas.

100 X 500 = 50.000 Euros
1.000.000 / 50.000 = 20
20 X 115 g = 2.300 g

Portanto, 1 milhão de Euros pesa 2 quilos e 300 gramas.

As notas

Um bloco de 100 notas velhas de 500 Euros mede aproximadamente 15 milímetros de altura, vezes 160 X 82 milímetros de tamanho teremos 15 X 160 X 82 = 196,8 centímetros cúbicos.

Numa maleta 30 X 20 X 10 centímetros cabem teoricamente 1,5 milhões de Euros em notas de 500.

Releia matérias de ontem e anteontem do Alerta Total sobre o assunto:

Brasileiros que usam serviços de cambista de Cristina Kirchner temem ser denunciados por lavagem de Euros

Jatinho que levou Lula em recente viagem a Londres transportou duas malas com 1,7 milhão de Euros

Cancelamento no Nióbio

Foi cancelada a reunião que aconteceria hoje na Comissão de Minas e Energia da Câmara para tratar do explosivo assunto do nióbio – que representa uma das maiores perdas da economia brasileira, por imposição de esquemas transnacionais.

Quem falaria sobre o assunto é o economista Adriano Benayon.

Assim que for remarcado, quem também vai comparecer ao evento é o advogado Antônio Ribas Paiva – outro que denuncia publicamente, há muitos anos, a safadeza bilionária com o nosso nióbio.

Leia, abaixo, o artigo Desnacionalização Galopante

Uso da máquina voadora

Na Esplanada dos Ministérios é comum o uso de compromissos genericamente descritos nas agendas oficiais para justificar viagens a bordo da esquadrilha do governo.

Em dois anos, a turma do governo Dilma torrou uns R$ 44,8 milhões em mais de 5.800 caronas em jatinhos da FAB.

Enquanto isso, sempre falta verba para combustível aos aviões militares - que fazem cada vez menos treinamentos ou voos de vigilância sobre o nosso território.

As galinhas, bois e porcos agradecem

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) promete entregar 340 mil toneladas de milho para o Nordeste, nos meses de abril e maio.

Já foi contratada a remoção de cerca de 90 mil toneladas do produto e outras 50 mil toneladas de milho ensacado foram adquiridas no dia 27 de março, para serem entregues diretamente pelos fornecedores nas Unidades Armazenadoras e polos de distribuição.

Por causa da ineficiência logística e o altíssimo custo do transporte no Brasil, fica mais barato vender o milho para a China, por navio, do que entregar o produto para a turma massacrada pela seca nordestina.

Criatividade contra a PEC 37

Abaixo, dois filminhos de contra-propaganda sobre a PEC da Impunidade que a politicalha está prestes a aprovar no Congresso Nacional.

Em releitura de filmes originais feitas pela “Mobilete Filmes”, a criatividade na paródia, usando as legendas, vai além dai imaginação do Governo do Crime Organizado...



Justiça e Trabalho infantil

Acontece amanhã e sexta-feira, em Salvador (BA), o seminário “Justiça e Trabalho Infantil: uma questão de Direitos Humanos”.

Voltado para magistrados, promotores de Justiça e procuradores do Trabalho, o seminário vai discutir temas como estratégias para erradicação do trabalho infantil no mundo, autorizações judiciais para trabalho de crianças e adolescentes e trabalho artístico e desportivo e o enfrentamento ao trabalho infantil doméstico informal.

O evento é uma das atividades preparatórias para a III Conferência Global sobre Trabalho Infantil da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que acontecerá em Brasília no mês de outubro.

ABL aparelhada

O aparelhamento ideológico ficará mais forte na Academia Brasileira de Letras dentro de 60 dias.

Assim que a escritora e jornalista Rosiska Darcy de Oliveira tomar posse na cadeira nº 10 que fora ocupada pelo poeta Lêdo Ivo (1924-2012).

Militares recordam que Rosiska é militante da esquerda raivosa e revanchista, pois é casada com Miguel Darcy  de Oliveira, ex-AP e posteriormente ligado ao Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR), uma dissidência do Pecebão, adepta da tomada do poder pela violência armada.

FBI da esquerda

O diplomata Miguel fazia parte da FBI - Frente Brasileira de Informações - idealizada por Miguel Arraes, em outubro de 1969, para difundir informações no exterior que desmoralizassem o governo dos presidentes militares.

Servindo na embaixada do Brasil na Suíça,  Miguel repassava aos escritórios da FBI no exterior, para divulgação na imprensa europeia de notícias adversas ao  governo brasileiro.

Recebia tais matérias pela mala diplomática - postadas por duas funcionarias do Ministério das Relações Exteriores, Maria Tereza Porciúncula de Moraes e Maria Regina Senna Figueiredo.

Justiça Militar

Na abertura do Seminário de Direito Penal e Processual Penal, no Rio de Janeiro, juristas destacaram importância da atuação da Justiça Militar da União:

"Eu defendo sim a existência de uma Justiça Militar restrita ao julgamento dos crimes militares e acusados das práticas dos crimes militares. Para que as sentenças sejam justas, deve-se considerar essa peculiaridade, que comporta um tipo de preparo para o magistrado que não é o mesmo tipo de preparo para o magistrado comum".

Palavras do professor da UFRJ Geraldo Luiz Mascarenhas Prado.

Olho no rolo...

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo encontrou irregularidades nas medidas de 18 (32,73%) das 55 marcas de papel higiênico analisadas em laboratório pelos fiscais.

Em 2012, a mesma “Operação de Olho no Rolo” reprovou 29,09% dos 55 lotes de papel higiênico de uso doméstico e "empresarial" por apresentarem dimensões em desacordo ao indicado na embalagem pelo fabricante. 

Fiscais do IPEM-SP verificaram o comprimento e largura de produtos de uso doméstico e "institucional", além da forma de indicação destas dimensões na embalagem, que é obrigatória.

Bacana é a gente ficar sabendo que tem papel higiênico empresarial e institucional - o que nos leva a crer que também exista o governamental...

Apelando ao Passarito



Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog e podcast Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.
A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 17 de Abril de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário