sexta-feira, 22 de março de 2013

Brasil e México fazem acordo para isenção de vistos de curta duração
DE SÃO PAULO

Os governos de Brasil e México retomaram um acordo para isentar os vistos de curta duração em passaportes comuns entre os países, segundo o Itamaraty. O acordo havia sido assinado pela primeira vez em 2000 e permite a entrada de pessoas de um país no outro por até 90 dias, que pode ser renovado para até 180 dias no mesmo ano.
A suspensão foi anunciada em setembro de 2005, e passou a valer em outubro do mesmo ano. Apesar do anúncio, os países ainda não definiram uma data para que a medida volte a vigorar. Foi informado apenas que será "o mais rápido possível."
O governo brasileiro informou estar satisfeito com a medida, que deve estimular as relações entre as nações, privilegiando turistas e pessoas que viajam a negócios. Para o Brasil,
Sem a necessidade de de um visto de entrada, o Brasil deve ser o maior beneficiado da parceria por causa dos grandes eventos que deve sediar nos próximos anos, como a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude, em 2013, a Copa do Mundo, em 2014 e a Olimpíada e Paraolimpíada, em 2016.
O comércio entre os países cresceu 244% de 2002 a 2012. O valor total das transações econômicas entre Brasil e México totalizou US$ 10 bilhões no último ano, 11% a mais que em 2011.
Em 2012, o Brasil foi o oitavo maior parceiro comercial do México. O país da América do Norte se tornou, de janeiro a novembro de 2012, o décimo maior parceiro comercial do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário