domingo, 24 de março de 2013

Petista Jorge Viana assina petição de criação do partido de Marina.
DO VALOR

O senador Jorge Viana (PT-AC) assinou nesta sexta-feira, em seu gabinete do Senado, a petição de apoio à criação da Rede Sustentabilidade, partida que tem a ex-senadora Marina Silva como principal articuladora.
Ex-aliado político de Marina, que foi filiada ao PT, Viana anunciou, em discurso no plenário, a decisão de assinar a petição. Chamou de grande companheira a ex-ministra do Meio Ambiente e explicou que sua intenção é contribuir para que Marina vença as barreiras à legalização do novo partido.
Dilma tem 58%, Marina, 16%, e Aécio, 10%, diz Datafolha
Em Copacabana, Marina pede assinaturas para criação de novo partido
Geraldo Magela/Agência Senado
Jorge Viana, senador do PT, que assinou apoio à criação da Rede Sustentabilidade, partido de Marina Silva
Jorge Viana, senador do PT, que assinou apoio à criação da Rede Sustentabilidade, partido de Marina Silva

O senador afirmou que o partido organizado por Marina e outros políticos tem base e legitimidade social e não é mais uma legenda cartorial entre as que existem no país. Entre as exigências da legislação eleitoral para a criação de um partido, estão a coleta de cerca de 500 mil assinaturas no país e a organização de nove diretórios estaduais.
Marina está percorrendo o país em campanha pela coleta de assinaturas e pela busca de adesões. O partido precisa ser registrado até setembro deste ano para ter condições de lançar candidatos em 2014.
No discurso, Viana explicou que não tem intenção de deixar o PT e que sua assinatura é um gesto de apoio à antiga companheira.
Há poucos dias, Viana teve um encontro com Marina em uma feira de Brasília. A ex-senadora estava em um grupo que recolhia assinaturas. Naquele dia, Viana não assinou.
Em aparte ao discurso do senador petista, o senador Paulo Paim (PT-RS) informou que ele e o colega Pedro Simon (PMDB-RS) também assinarão a petição pela criação do novo partido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário