domingo, 17 de março de 2013

Santa Casa de SP corre o risco de cancelar cirurgias por falta de sangue

ADRIANA FARIAS

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Atualizado às 14h57.

A Santa Casa de São Paulo pode ter que cancelar cirurgias agendadas devido à falta de bolsas de sangue em seu hemocentro.
De acordo com o assessor de imprensa Felipe César, o tipo sanguíneo O- está em falta e é considerado um dos mais importantes para os bancos de sangue, já que pode ser doado para qualquer pessoa. Esse tipo de sangue é usado nas emergências hospitalares quando não há tempo para fazer o teste de compatibilidade sanguínea.
A Santa Casa realiza cerca de 45 mil cirurgias por ano e precisa de 200 bolsas de sangue por dia, totalizando 100 litros, mas nas últimas semanas o hemocentro não recebeu doadores suficientes para cobrir o estoque, afirmou o assessor. A instituição é responsável pelo abastecimento de nove hospitais e 39 unidades de saúde da cidade.
Na última semana, a instituição fez uma grande campanha nas redes sociais, na televisão e no rádio pedindo doações para suprir o consumo. "A resposta a campanha foi positiva. Hoje o hemocentro [localizado na Vila Buarque, no centro] está bem cheio, mas precisamos de mais gente", disse animada a auxiliar Rute Mara de Souza, encarregada do cadastro dos doadores.
O candidato a doador pode ter entre 18 e 60 anos --é permitida a doação por menores, de 16 e 17 anos, caso estejam acompanhados dos pais ou responsáveis, já candidatos com até 67 anos só podem doar desde que tenham feito a primeira transfusão antes dos 60 anos. O doador também deve pesar mais de 50 kg, não ter feito tatuagem nem colocado piercing nos últimos 12 meses e é recomendado que a pessoa tenha dormido pelo menos 6h nas últimas 24h, venha bem alimentada no dia da doação e sem ter ingerido produtos gordurosos.
O Hemocentro da Santa Casa fica na rua Marquês de Itu, 579, na Vila Buarque. O funcionamento para doação é de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h, e no sábado, das 7h às 15h. O estacionamento é gratuito dentro da instituição e o telefone para contato é (11) 2176-7258.

Silva Junior - 18.jan.2013/Folhapress
Fachada da Santa Casa de Sao Paulo, no centro; hemocentro precisa de 200 bolsas de sangue por dia, totalizando 100 litros
Fachada da Santa Casa de Sao Paulo, no centro; hemocentro precisa de 200 bolsas de sangue por dia, totalizando 100 litros

Nenhum comentário:

Postar um comentário