quarta-feira, 31 de julho de 2013

Candidato à presidência da AMB - 29/07/2013 às 05h01

Juiz defende a aplicação da pena de morte para atos de corrupção no pais

Afirma que aumento da idade de 70 anos para 75 anos para o magistrado se aposentar impede ascensão



O juiz paranaense Roberto Bacellar é candidato à presidência da AMB- Associação dos Magistrados Brasileiros e tem posicionamentos polêmicos quanto à prorrogação da aposentadoria compulsória de magistrados para 75 anos e à pena de morte, punição estremada que, mesmo não existindo no Brasil, ele defende para casos de crimes de corrupção.

Roberto Bacellar já esteve algumas vezes no Piauí para proferir palestras e defender a sua plataforma política para direção da AMB. Segundo ele, o aumento da idade de 70 anos para 75 anos para o magistrado se aposentar compulsoriamente impede a ascensão na carreira dos juízes e compromete a oxigenação com a abertura de vagas para os tribunais.

“Temos que reconhecer que do ponto de vista da natureza humana, aumentou a sobrevida da população, a saúde melhorou, mas a atividade de risco e o volume de trabalho de um magistrado no Brasil não permitem que um magistrado preste o mesmo serviço com 75 anos, que presta um jovem magistrado em plena capacidade produtiva”, observa, justificando porque é contrário ao aumento da idade para aposentadoria compulsória.

Ele ressalta que o contra-ponto é a experiência que adquire o magistrado com mais idade. “Mas temos uma carreira ordenada para um juiz chegar ao mais alto posto da magistratura. E quando se prorroga a idade, tira a motivação do juiz. Não se permite assim a oxigenação dos tribunais. E ampliar a idade, antes de chegar ao mais alto posto do cargo, já vai estar em idade de se aposentar. Assim os juízes terão aposentadorias precoces”, argumentou.

Hoje, o tempo médio de permanência de um magistrado nos tribunais é de quinze anos. Se aumentar o tempo para a compulsória, isso passará para 20 anos. “Assim, faltará motivação para os juízes mais jovens ingressarem nos tribunais, porque vão se aposentar antes”, entende ele.
Fonte: Com informações Jornal Diário do Povo
Publicado Por: Lídia Brito

Link:

http://180graus.com/politica/juiz-defende-a-aplicacao-da-pena-de-morte-para-atos-de-corrupcao-no-pais

Nenhum comentário:

Postar um comentário