terça-feira, 9 de julho de 2013

Brasil pede esclarecimentos aos EUA .

Brasil pede esclarecimentos aos EUA após denúncias de espionagem

Atualizado em  7 de julho, 2013 - 15:34 (Brasília) 18:34 GMT

Documentos coletados por Snowden foram denunciados por 'O Globo'
O Itamaraty pediu neste sábado "esclarecimentos" ao governo americano e ao embaixador americano no Brasil, Thomas Shannon quanto à denúncia de que pessoas e empresas no Brasil teriam sido alvo de espionagem por parte da NSA (agência nacional de segurança dos EUA).
A denúncia foi feita em reportagem do jornal O Globo, com base em documentos coletados por Edward Snowden, que apontariam que o Brasil teve "2,3 bilhões de telefonemas e mensagens (de e-mail) espionados", segundo a matéria.
"O Governo brasileiro recebeu com grave preocupação a notícia de que as comunicações eletrônicas e telefônicas de cidadãos brasileiros estariam sendo objeto de espionagem por órgãos de inteligência norte-americanos", diz comunicado do Itamaraty.
Segundo a nota, o governo brasileiro "promoverá no âmbito da União Internacional de Telecomunicações (UIT) o aperfeiçoamento de regras multilaterais sobre segurança das telecomunicações e lançará, na ONU, iniciativas para proibir abusos e impedir a invasão da privacidade dos usuários das redes virtuais de comunicação (...) que protejam os direitos dos cidadãos e preserve a soberania de todos os países".
A BBC Brasil consultou o Departamento de Estado americano a respeito da reação brasileira e aguarda a resposta da Chancelaria americana.

Incômodo diplomático

As denúncias devem causar incômodo nas relações bilaterais, poucos meses antes de uma visita de Estado que a presidente Dilma Rousseff fará ao presidente americano, Barack Obama, em Washington, em outubro.
Dilma já criticara com veemência o incidente diplomático envolvendo o presidente boliviano, Evo Morales, na Europa. Na semana passada, Morales teve espaço aéreo recusado em países europeus, por conta de suspeitas de que seu avião presidencial estaria abrigando Snowden.
A presidente brasileira disse que o "constrangimento" causado a Morales afeta toda a América Latina.
Snowden, que fugiu dos EUA após denunciar ao jornal britânico The Guardian uma grande rede de espionagem promovida pela NSA, passou por Hong Kong e foi visto pela última vez na área de trânsito do aeroporto de Moscou.
Seu passaporte foi revogado, e ele fez pedidos de asilo a diversos países (Brasil incluído). Três ofereceram abrigo a ele: Bolívia, Venezuela e Nicarágua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário