sábado, 6 de julho de 2013

Microempresários estão inadimplentes

Mais da metade dos microempresários estão inadimplentes

Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Reinaldo Domingos

Os donos de microempreendimentos estão passando por uma fase difícil: 52% estão inadimplentes, segundo a Receita Federal. São muitas as causas para esse problema, no entanto, a falta de educação financeira é a grande responsável dessa estatística preocupante.

A situação financeira pessoal do empreendedor reflete diretamente nas finanças da empresa. Então, se a pessoa não tem estabilidade na própria vida, de que jeito espera conseguir fazer com que sua companhia seja autossuficiente? Está na hora de repensar os hábitos e costumes com relação ao uso do dinheiro.

Essa realidade não é exclusiva dos empresários. Grande parte da população brasileira se encontra em situação de endividada ou até inadimplente. Isso significa que a questão é muito mais séria do que se pensa. Há muitas maneiras de se resolver paliativamente o problema, no entanto, é preciso focar na causa.

A solução é educar financeiramente a população. A primeira coisa a se fazer é realizar um diagnóstico da condição financeira, ou seja, descobrir exatamente quanto se ganha e para onde vai cada centavo do seu dinheiro. Somente assim você saberá a real situação das suas finanças.

Com a sua vida em ordem, é hora de usar o conhecimento em prol da empresa. Recomendo que relacione, pelo menos, três metas da empresa – de curto (até um ano), médio (até dez anos) e longo prazos (acima de dez anos). Fazer um planejamento leva às melhores decisões, quando se trata de investimentos.

Outra questão são os custos relacionados à carga tributária, que comprometem boa parte das finanças da empresa. Sendo assim, é de extrema importância que haja uma conversa com o departamento de contabilidade, a fim de diminuir esses valores, dentro do conceito de elisão fiscal.

Além disso, deve-se levar em consideração a administração do capital de uma empresa, como gestão de compras e vendas e o setor de créditos e cobranças. Afinal, as finanças de uma empresa não estão relacionadas, apenas, a contas a pagar e a receber.

Há muitos outros aspectos, mas, uma vez que todas as áreas da empresa estejam focadas num mesmo objetivo, o resultado, principalmente financeiro, será, cada vez mais, satisfatório. E é isso que promove a força necessária para o crescimento constante do empreendimento.

Seguindo essas orientações, com disciplina e perseverança, o seu sucesso e o de sua empresa estão garantidos.

Reinaldo Domingos, educador financeiro, presidente da DSOP Educação Financeira e Editora DSOP, autor dos livros Terapia Financeira, Livre-se das Dívidas, Ter Dinheiro Não Tem Segredo, das coleções infantis O Menino do Dinheiro e O Menino e o Dinheiro, além da coleção didática de educação financeira para o Ensino Básico, adotada em diversas escolas do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário