domingo, 14 de julho de 2013

PT insiste em viabilizar, por decreto, plebiscito da reforma política

por:


O PT segue determinado a viabilizar o plebiscito. Rema contra a maré levantada pela própria do governo Dilma e tenta outro caminnho.
Nesta sexta, o presidente nacional do partido, Rui Falcão, confirmou que a legenda está coletando assinaturas para que o plebiscito da reforma política seja apresentado ao Congresso na forma de decreto legislativo.
Segundo Falcão, até agora, a proposta contaria já com 138 assinaturas das 171 necessárias para apresentar à mesa diretora. O decreto precisa da maioria simples dos votos para ser aprovado. Do iG
Falcão confirmou o esforço, durante reunião da qual também participaram os presidentes nacionais do PDT, Carlos Lupi, e do PC do B, Renato Rabelo, além de representantes de centrais sindicais, na sede do diretório estadual do PDT, em SP.
O presidente do PT disse que consultou o líder da bancada da Câmara, José Guimarães, que confirmou a possibilidade formal de o plebiscito ser aprovado em forma de decreto legislativo, antes do recesso legislativo, que começa na semana que vem.
O próximo passo, segundo ele, seria conseguir os 33 votos faltantes. Na reunião, alguns dos participantes defenderam também que os três partidos dialoguem com a OAB, CNBB e UNE, que estão desde abril coletando assinaturas para um projeto de lei de iniciativa popular para reforma política.
Na reunião eles admitiram a possiblidade de flexibilizar um dos pontos de honra defendidos pelo PT para reforma política, que é o financiamento público de campanha. O projeto de lei de iniciativa popular prevê que, além do financiamento público, pessoas físicas também possam contribuir com campanhas eleitorais.


Link:

http://blogs.diariodepernambuco.com.br/politica/?p=27160
Fonte: Diario de Pernambuco 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário