quarta-feira, 22 de maio de 2013


FAROESTE CABOCLO COM O SANTO LULA. UM VÍDEO IMPERDÍVEL QUE RESUME A METAFORMOSE MALANDRA DO CHEFE SUPREMO DO PT.


O ilustre colega Augusto Nunes, jornalista e escritor e dono de um dos melhores textos da imprensa brasileira, sempre nos brinda com excelentes posts em sua coluna no site da revista Veja. Foi lá que descobri esse vídeo espetacular.

E como devo este post ao Augusto, tomo a liberdade também de reproduzir o comentário que escreveu sobre o Faroeste Caboclo. Por isso a coluna de Augusto Nunes é leitura diária obrigatória. Deve-se, portanto, dar uma passada por lá, se possível, várias vezes ao dia. Leiam que o texto está saboroso.

Jornalismo desse quilate só se encontra no site da revista Veja, razão pela qual a melhor revista que possui o melhor time de jornalistas, o melhor site noticioso e que faz parte de um dos maiores grupos empresariais brasileiros e maior empresa gráfica da América Latina, a Editora Abril, é alvo de uma inveja inaudita. Sobretudo de boa parte da idiotia que infesta as redações da grande imprensa brasileira e se que se reduz a uma legião de ressentidos, nunca de jornalistas.
Leiam:

Enquanto avança a vertiginosa sequência de desenhos feitos a mão, uma voz parecida com a de Renato Russo, autor de Faroeste Caboclo, canta a letra reciclada para contar a história de Lula e descreve a trajetória do PT. A conjugação dos versos adaptados e da ilustração refinada resultou num dos melhores vídeos produzidos nos últimos anos.
Em pouco mais de 9 minutos, Faroeste Caboclo do Santo Lula revisita com didático sarcasmo fatos e personagens que animaram a cena política brasileira desde 1978. O cortejo inclui, por exemplo, a iniciação do líder sindicalista, o acasalamento de metalúrgicos à procura de ideias e comunistas de meia idade prontos para vendê-las, o parto do PT e a degeneração já na primeira infância, a decomposição moral do partido, a roubalheira do mensalão, a condenação dos quadrilheiros pelo STF, o uso da mentira como instrumento eleitoreiro, a metamorfose malandra do chefe supremo, as parcerias repulsivas que ampliaram a base alugada, o sonho do poder eterno, o menosprezo pelos valores democráticos, a instalação de um poste no gabinete presidencial ou o cinismo dos marqueteiros. E mais, muito mais.
O que se vê e ouve é a versão audiovisual de uma biografia não autorizada de Lula e do PT. Já tem vaga assegurada na galeria das peças mais populares do Museu da Era da Mediocridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário