sábado, 18 de maio de 2013

Universidade Estadual Paulista - Unesp: após orgia em festa, estudantes interrompem aulas em duas faculdades do campus de Araraquara

Numa boa, os estudantes pelo o que eu li, não foram expulsos da Unesp,  mas do alojamento.

Agora, quanto as demais reinvindicações são justas, mas tudo leva a crer que a manifestação está sendo por causa da orgia.

Apenas moderação, e que não prejudique terceiros.
Veja

Um grupo de estudantes da Universidade Estadual Paulista (Unesp) impede, desde terça-feira, a realização de aulas em duas faculdades do campus de Araraquara. Para dificultar o acesso de alunos e professores às unidades, eles bloqueiam as portas das salas de aulas com mesas e cadeiras. Eles alegam que o bloqueio tem três objetivos — bastante distintos, diga-se: chamar atenção para os problemas de infraestrutura no restaurante universitário, exigir o pagamento de bolsas de extensão universitária atrasadas e contestar o fato de seis alunos que viviam na moradia estudantil terem sido expulsos do local. A razão: eles realizaram uma orgia na moradia universitária. Eles prometem manter a manifestação — impedindo as atividades acadêmicas — até quinta-feira. Segundo a direção da Unesp, as aulas foram suspensas na Faculdade de Ciências e Letras e na Faculdade de Ciências Farmacêuticas, que juntas totalizam 3.524 estudantes.

A Universidade diz que a expulsão dos participantes da orgia foi determinada pela Faculdade de Ciências e Letras após a realização de uma sindicância interna, que considerou que houve desrespeito às regras de convivência estabelecidas pelo regimento do programa de moradia estudantil da instituição. "Durante a sindicância, os alunos, acompanhados de advogado, tiveram asseguradas ampla defesa e participação em todas as fases do processo. Após a decisão final, não houve interposição de recurso", afirma nota da Unesp, ressaltando que os estudantes foram expulsos do alojamento, mas não da universidade. Os estudantes dizem que, em assembleia, os moradores do alojamento votaram pela permanência do grupo.
A Unesp reconhece o atraso no pagamento das bolsas de extensão universitária. A instituição afirmou, também por meio de nota, que os atrasos ocorreram em razão de reorganização interna na administração dos benefícios e que a situação vem sendo regularizada.

Na tarde de quinta-feira, a universidade organiza uma assembleia para discutir a situação com o estudantes. O campus de Araraquara não é o único da Unesp atingido por movimentos de grupos estudantis. Os campi de Assis, Ourinhos e Marília estão com aulas parcialmente paradas desde o fim de abril. 

Palavras chaves: Unesp, Universidade Estadual Paulista, estudantes, expulso, orgia, protesto, manifestação, campus,  araraquara

Fonte: Ricardo Gama 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário