domingo, 7 de julho de 2013

A inflação na Argentina.

INFLAÇÃO

Governo argentino lançou órgão para controlar custos das empresas

O secretário de Comércio Interior, Guillermo Moreno, anunciou a criação da Subsecretaria da Competitividade, que dependerá do Ministério da Economia e será supervisionada por ele – quem já é responsável por controlar preços e importações, entre outras medidas


Depois de algumas semanas “sem aulas”, a famosa “escolinha” de Guillermo Moreno voltou, na última sexta-feira de junho, à Secretaria de Comércio.


Aqueles que todas as sextas-feiras participam -empresários do setor da carne, da rede comercial e dos setores exportadores, entre outros- encontraram -desta vez- uma novidade.



Moreno falou de uma nova estrutura governamental que começará a funcionar para fiscalizar a inflação.


É a Subsecretaria da Competitividade.


É um órgão que, conforme explicou o próprio Moreno, “será encarregado de analisar e fiscalizar os custos diretos e indiretos da fabricação dos produtos de consumo de massa”.


“Isto tem que dar certo de qualquer jeito”, disse o funcionário aos empresários que participaram da reunião, na sexta-feira, 28 de junho, em seu escritório.



Segundo comentário de uma fonte, Moreno se referiu à nova subsecretaria como “a coluna vertebral da estrutura de custos”.



De acordo com o organograma oficial a nova subsecretaria dependerá do Ministério da Economia.



No entanto, será monitorada de perto pelo próprio Moreno, que não deixou passar a oportunidade de se referir a outros temas relacionados com o aumento de preços.



Por exemplo, a matéria publicada na véspera no Clarín sobre aumentos de até 30%, no último ano, dos preços dos produtos que estão fora da lista dos 500 preços congelados.



O funcionário distribuiu fotocópias com o carrinho de supermercado que ilustrava a matéria publicada por este jornal e o comparou com o de um ano atrás.



Segundo seus cálculos, entre junho de 2012 e o mesmo mês deste ano o aumento foi de 15,85%.



Com o qual, resumiu diante dos interlocutores: “Viram que estão mentindo quando falam de 30%?”.


Em sua palestra, Moreno também passou outros assuntos em revista.



Dedicou um parágrafo especial e muito crítico a José de Mendiguren, ex-presidente da  União Industrial Argentina (UIA), novo candidato a deputado nacional pela ala política do peronismo definida como ‘massismo’ – ligada ao prefeito Sérgio Massa, da cidade de Tigre, na província de Buenos Aires e opositor de Cristina Kirchner. .




Hiperestimulado por suas novas ideias, o funcionário também contou outras iniciativas.



Dentre elas, a abrangência do cartão ‘Supercard’ – criação do governo que também faz parte das iniciativas para tentar controlar a inflação.



Segundo transcendeu, Moreno pretende que o cartão, “além de servir para pagar o supermercado, a gasolina e os hambúrgueres, também seja usado para comprar gado”.





Outro objetivo que Moreno tem em mente é ampliar o crédito da Supercard (que agora tem um limite de 3.000 pesos) “a 20.000 pesos”.


link:

http://www.clarin.com/br/Governo-argentino-controlar-custos-empresas_0_946705750.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário