quinta-feira, 22 de novembro de 2012

MÉDICO REAFIRMA QUE CÂNCER DE CHÁVEZ É INCURÁVEL. CALCULA QUE CAUDILHO DEVE CONCLUIR CICLO QUIMIOTERÁPICO EM UMA SEMANA.

HERRAMIENTA DE TRADUCCIÓN EN LA COLUMNA DE LA DERECHA ABAJO

O caudilho Hugo Chávez não aparece há mais de uma semana e os venezuelanos se mostram ansiosos com relação ao que pode acontecer no país caso se agrave seu estado de saúde. É nessas horas de angústia e incerteza que sobra apenas as redes sociais para obter e trocar informações sobre o câncer que acomete o tiranete venezuelano.

Como ninguém ousa abrir o bico sobre a situação de Chávez, e muito menos os médicos da Venezuela, a única fonte de informação é o médico José Rafael Marquina, um venezuelano que reside e trabalha en Naples, na Florida, Estados Unidos.

É pelo Twitter que os venezuelanos se comunicam com o Dr. Marquina, em busca de informações, já que esse médico tem demonstrado possuir boas fontes, possivelmente entre seus próprios colegas.

Tanto é que recentemente foi ele quem revelou - conforme postei com exclusividade aqui no blog - que Fidel Castro havia sofrido um AVC e que ninguém mais o veria publicamente como antes. De fato, Fidel apareceu pela última vez em público durante a visita do Papa. A informação de Marquina foi objeto de reportagem do jornal ABC, da Espanha, dentre outros  veículos de comunicação internacional e sucitou uma reação do governo cubano que divulgou umas fotos de Fidel em estado de normalidade, coisa que não ficou comprovada. 

Levantou-se inclusive a possibilidade de que foram fotografias maquiadadas como programa Photo Shop. 

Seja como for, o fato é que o médico José Rafael Marquina resume-se, atualmente, na única fonte médica que fala sobre a evolução do câncer de Hugo Chávez, algo transformado em segredo de Estado pelo próprio Chávez.

CÂNCER INCURÁVEL
Nesta quinta-feira o Dr. Marquina foi novamente instado pelos seus seguidores no Twitter a informar sobre a saúde do tiranete, dado ao fato de que está sumido há uma semana, enquanto os venezuelanos amargam sucessivos apagões de energia elétrica e problemas de abastecimento. Chávez não emite um pio. Não aparece nem mesmo através do Twitter como quando estava convalescendo em Cuba.

Marquina fez diversas postagens em sua conta no Twitter @marquina04 , confome o facsímile acima. Numa delas, o médico confirma suas afirmações anteriores: "ratifico o que sempre tenho dito que este tipo de câncer é incurável com expectativa de vida entre 18 e 24 meses"- assinala.

Em outro twitte diz que "podem procurar no Google tudo o que disse a cerca da efermidade de Chávez, e verão que a maior parte se tem cumprindo".

Marquina observa que o câncer é uma doença de progressão e deterioramento orgânico lentos. "Não quero criar expectativas - avisa - porque de repente é muito provável que apareça em cadeia de televisão sentado e aparentando estar bem".

"Há muito hermetismo", sustenta Marquina, acrescentando contudo que  "o fato de que esteja desaparecido há uma semana indica que seu estado de saúde não vai bem".

O médico conclui dizendo que não possui novas informações e adianta apenas que Chávez deve terminar se último ciclo de tratamento (provavelmente quimioterapia) em uma semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário