quinta-feira, 27 de junho de 2013


Câmara aprova benefício fiscal que pode reduzir tarifas dos transportes Do UOL, em Brasília

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na tarde desta quarta-feira (26) a proposta que reduz a zero as alíquotas das contribuições sociais para o PIS/Pasep e a Cofins incidentes sobre as receitas dos serviços de transporte público coletivo municipal rodoviário, metroviário, ferroviário e aquaviário de passageiros.

A expectativa é que a medida contribua para reduzir o valor das passagens de ônibus, trens, metrôs e embarcações. Pela proposta, que segue agora para o Senado, o benefício fiscal alcança também os serviços públicos prestados em regiões metropolitanas.
Inicialmente, o projeto previa o benefício fiscal apenas ao transporte público coletivo municipal terrestre, mas a emenda aprovada estendeu a desoneração aos transportes metroviário, ferroviário e aquaviário.
O texto aprovado é uma emenda apresentada em substituição ao projeto de lei 2729/11, do deputado Mendonça Filho (DEM-PE). O projeto estava apensado ao PL 2990/11, que limitava a redução das alíquotas ao período de cinco anos. O texto aprovado, no entanto, deixa em aberto o prazo de validade do benefício.
Em parecer pela Comissão de Viação e Transportes, o deputado Milton Monti (PR-SP) foi favorável à matéria e a emenda. Segundo ele, a redução desses impostos federais contribui para melhorar a qualidade do transporte público e vai ao encontro do que vem sendo reivindicado nas recentes manifestações que ocorrem em todo o país.
Também apresentaram pareceres favoráveis os deputados Carlos Zarattini (PT-SP), pela Comissão de Finanças e Tributação, e Esperidião Amin (PP-SC), pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Segundo Zarattini, a estimativa de receita prevista no Orçamento deste ano já contempla a previsão de renúncia fiscal gerada pelas desonerações, que serão da ordem de 1,2 bilhão de reais em 2013. (Com Agência Câmara)

OS PROTESTOS EM IMAGENS (Clique na foto para ampliar)

  • Manifestante tenta invadir a sede da Prefeitura de São Paulo, na região central da cidade
  • Carro de TV Record é incendiado em frente à Prefeitura de São Paulo durante protestos
  • Manifestante corre ao lado de estabelecimento comercial em chamas no centro de São Paulo
  • PM espirra spray de pimenta em manifestante durante protesto no Rio
  • Em Brasília, manifestantes conseguiram invadir a área externa do Congresso Nacional
  • Milhares de manifestantes tomam a avenida Faria Lima, em SP
  • Após protesto calmo em SP, grupo tenta invadir o Palácio dos Bandeirantes, sede do governo
  • Manifestantes tentam invadir o Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do Rio
  • Um carro que estava estacionado em uma rua do centro do Rio foi virado e incendiado
  • Cláudia Romualdo, comandante do policiamento de Belo Horizonte, posa com manifestantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário