terça-feira, 4 de junho de 2013

A Matemática ao alcance de todos

Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por João Vinhosa

Parece propaganda enganosa, mas não é.

A Matemática – matéria que atormenta grande parte de nossos estudantes, e se tornou uma das principais causas da evasão escolar – é bem mais fácil que parece.

É bem mais fácil que parece, porém exige que o aluno se familiarize com ela.
Para tanto, é necessário desprezar, de pronto, qualquer “método milagroso”; todo o conhecimento deve ser adquirido pelo “entendimento” da matéria, a partir de seus fundamentos mais elementares.

Também necessária se torna a conscientização da existência de uma inquebrantável interligação entre as diversas partes da matéria. Como se sabe, para que se entenda determinada parte da Matemática é indispensável que, antecipadamente, a pessoa conheça assuntos a ela interligados. Exemplo: é impossível uma pessoa entender equação de segundo grau sem conhecer potências e raízes.

E é justamente essa interligação que faz o estudo da Matemática parecer difícil.
Por causa dela, alunos que não dominam determinadas partes da matéria não têm a menor condição de entender as aulas de Matemática que a eles estejam sendo ministradas, por melhor que seja o professor.

Por causa dela, à medida que o tempo passa, o aluno despreparado fica mais traumatizado com a matéria, criando um abismo cada vez mais difícil de ser transposto.

Diante deste preocupante quadro, o que pode ser feito?
Definitivamente, a única maneira de se fazer um aluno despreparado entender os ensinamentos a ele transmitidos é proporcionar-lhe uma rápida e eficiente revisão dos pré-requisitos do assunto em pauta. A revisão deve ser eficiente, por motivos óbvios; e deve ser rápida, porque um aluno despreparado é, naturalmente, impaciente.
Importante: referida revisão deve ser aplicada de maneira muito especial.

Nela, o “entendimento” – aspecto indispensável ao domínio da Matemática – não pode ser prejudicado pela busca da rapidez e da eficiência. Além disso, deve-se atentar para o fato que, para conseguir motivar um aluno despreparado, é de todo conveniente demonstrar ao mesmo, de imediato, que ele é capaz de dominar a famigerada Matemática. Afinal, a motivação traz o sucesso, que, por sua vez, provoca mais motivação, formando-se um autêntico círculo virtuoso.

Apesar de os fatos acima serem velhos conhecidos, poucas são as escolas que oferecem aos alunos a oportunidade de fazer tal revisão. Conseqüentemente, o ensino da matemática está numa situação caótica.

Diante desse cenário catastrófico, uma inovadora alternativa está sendo colocada à disposição dos interessados.

Trata-se do “Curso de Matemática Básica: Aritmética e Álgebra Sem Mistérios”, que, entre suas principais inovações, demonstra, de imediato, ao aluno que ele é capaz de raciocinar e entender tudo aquilo que, um dia, erradamente, lhe colocaram na cabeça que só era possível ser compreendido pelas pessoas mais inteligentes.

De fato, em menos de quinze minutos, o DVD da primeira aula leva um aluno que domina apenas as quatro operações a entender perfeitamente a solução do seguinte problema: “Calcular dois números que somados dão 50, sabendo que o triplo do primeiro número menos o segundo número dá para resultado 10”.

E só então, depois de ser demonstrado ao aluno que ele é capaz de entender como se resolve o problema, é informado ao mesmo que ele acabou de ser apresentado à álgebra, resolvendo um sistema de duas equações e duas incógnitas.

Com uma linguagem simples e instigante, o Curso apresenta, em oito DVD’s, de aproximadamente quinze minutos cada, a parte teórica dos seguintes assuntos: Frações Ordinárias, Números Relativos, Uso do Parêntesis, Potências, Raízes, Equação do Primeiro Grau, Sistema de Equações e Equação de Segundo Grau.

Complementando referida parte teórica, são colocados à disposição dos participantes do Curso cerca de uma centena de problemas resolvidos (e detalhadamente comentados). Tais problemas encontram-se disponibilizados no site www.matematicadominada.com.br.

Conclusão: O fato de uma pessoa que domina apenas as quatro operações poder se capacitar no que é essencial de Matemática Básica com a facilidade aqui relatada justifica plenamente o título do presente artigo, “A Matemática ao alcance de todos”.

João Vinhosa é engenheiro e ex-professor universitário joaovinhosa@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário