quarta-feira, 5 de junho de 2013


Funcionários do Metrô aceitam proposta do governo e descartam greve Do UOL, em São Paulo

Em assembleia realizada na noite desta segunda-feira (3), os servidores do Metrô decidiram aceitar a proposta do governador Geraldo Alckmin (PSDB) e descartaram entrar em greve. Com isso, todas as linhas do metrô funcionarão normalmente nesta terça-feira (4).
 
 
 
Em audiência entre o Metrô e os metroviários realizada na tarde de hoje no TRT (Tribunal Regional do Trabalho), o governo ofereceu reajuste de 8%, sendo 5,37% que representa o IPC/FIPE e mais 2,5% a título de índice de produtividade. Na semana passada, o Metrô havia oferecido 6,4%, que foi recusado. A paralisação, porém, não ocorreu na ocasião porque os funcionários aguardavam a reunião de hoje.
Os metroviários pediam 7,3% de reposição da inflação, mais aumento real de 14,16%, além de reajuste no vale-alimentação (de R$ 218 para R$ 382,71 mensais), aumento de 24,3% no vale-refeição, plano de carreira e jornada de 36 horas.

Negociações

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários do Estado de São Paulo, Altino Melo Prazeres, houve avanço significativo nas negociações: "Não há como negar que avançou a proposta da empresa." Prazeres defendeu que a categoria aceitasse a proposta do Metrô e ressaltou a participação do presidente da companhia, Peter Walker, na audiência no TRT. "[O presidente] foi lá porque estava preocupado com a greve, com a força e com a mobilização da categoria. Nunca vi isso nos 18 anos em que estou no Metrô", disse Altino.
"A proposta que a empresa fez ela não faria normalmente. Fez porque há indicativo de greve, porque há greve marcada para amanhã. Não é o acordo ideal, mas é um acordo possível", disse Altino antes da votação.
O presidente do Metrô ressaltou que o aumento de gastos da empresa terá de ser custeado pelo governo estadual, já que a receita advinda das passagens não será suficiente. "Vários assuntos pendentes nas contas do metrô, nós vamos regularizar na Secretaria de Fazenda", informou Walker. Segundo a empresa, atualmente, a tarifa cobre o custo de operação, e os recursos do governo são destinados apenas à ampliação da rede.
Mais de 4 milhões de passageiros usam o metrô todos os dias. Em caso de greve, apenas a linha 4 - amarela continuaria operando, já que foi concedida ao setor privado. (Com Agência Brasil)




Relembre a greve do ano passado

Situação tranquila na estação Sé, cruzamento das linhas 1-azul e 3-vermelha, na manhã desta quarta-feira (23). Os funcionários do Metrô de São Paulo, em assembleia realizada na terça-feira (22), na sede do sindicato da categoria, em São Paulo, decidiram entrar em greve, a partir de hoje, por tempo indeterminado. Junto a eles também entraram em greve os funcionários da CPTM

Nenhum comentário:

Postar um comentário